quinta, 26 de novembro de 2020

Carreata contra o câncer de mama em São Gonçalo

Carreata em 2019 reuniu dezenas de mulheres. Foto: Divulgação PMSG

Para iniciar as ações em prol do Outubro Rosa em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Saúde promove, neste sábado (3), uma carreata pelas principais avenidas da cidade, no intuito de chamar atenção do maior número possível de pessoas para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com os organizadores da ação, a carreata sairá às 8h da praça do Vila Três e percorrerá as ruas Dr. Alfredo Backer, Presidente Kennedy, Francisco Portela, até chegar a Rua Alberto Torres e finalizar no Centro Municipal de Tradições Nordestinas, em Neves.

Com o objetivo de ampliar o acesso dos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero às mulheres do município, durante todo mês a população poderá realizar marcação de exames de mamografia e preventivo em cinco endereços, entre shoppings e unidades de saúde.

Somente em 2019, mais de 8 mil mamografias foram agendadas no mutirão realizado pela Prefeitura de São Gonçalo durante o Outubro Rosa.

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o resultado dos mutirões foi enorme e vantajoso para a própria população, e completou que as mulheres devem ter atenção em suas próprias mamas, ainda mais se já tiverem casos na família.

“Queremos reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis à postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que diagnosticando precocemente o câncer, existe 95% de chance de salvar a vida da mulher. A principal ferramenta é a conscientização em conjunto com a prevenção”, declara.

Outra ação que promete fortalecer a data é a exposição “Unidas pela Força do Amor”. Com abertura marcada para o dia 5 de outubro, às 17h, na sede da Prefeitura, o evento traz ensaios fotográficos das participantes do grupo Unidas pela Vida.

A exposição mostra a força daquelas que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. O grupo existe há dois anos e atualmente conta com mais de 400 participantes. A iniciativa virou referência de conscientização sobre câncer de mama na cidade através do Espaço Rosa, local de grande referência no município para saúde da mulher.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *