domingo, 17 de janeiro de 2021

Carreata pela volta às aulas presenciais em Niterói

Carreata, Abertura das Escolas, Niterói, Criança
O evento contou com balões de gás, cartazes e um carro de som. Foto: Karina Cruz

Uma carreata percorreu ruas da Zona Sul e Centro de Niterói, na manhã deste sábado (28), como forma de protesto pelo retorno das aulas presenciais nas escolas de Niterói. O ato foi realizado após o Tribunal de Justiça do Rio acolher o recurso da Procuradoria Geral de Niterói para derrubar a liminar que liberou a volta às aulas presenciais na cidade. 

Segundo a organização, o movimento legítimo foi formado por pais, professores e pediatras. Não foi possível saber o número de participantes no ato, que estava sendo realizado respeitando as medidas de segurança por conta da pandemia no novo coronavírus (Covid-19).

“Em maio nós começamos a tentar entender o papel das crianças nessa pandemia, diferente da doença a criança não é vilã do covid-19. Diversos estudos já foram feitos em diferentes países, que inclusive tiveram a reabertura gradual das escolas, entretanto, a cidade de Niterói abriu tudo e deixou a escola de lado. Nós sabemos que pelos estudos, a transmissão é de adulto para adulto e não de adulto para criança. Da forma como está o plano hoje da prefeitura nossas crianças só voltam às aulas em junho de 2021”, disse a pediatra Rafaella Leal.

Carreata, Abertura das Escolas, Niterói, Criança
Uma viatura do 12º BPM (Niterói) acompanhou a carreata. Foto: Karina Cruz

Mãe de duas crianças, sendo um de 1 ano e outro de 4 anos, Tathiana Harduim fez questão de apoiar o evento.

“Estou dando apoio para clamar ao prefeito que olhe para os estudos todos científicos que já foram feitos e que as nossas crianças possam voltar para escola”, disse.

Após a queda da liminar o movimento se espalhou nas redes sociais na tarde da última quinta-feira (26), e rapidamente envolveu de forma virtual milhares de participantes. 

No fim da tarde da última segunda-feira (23) a Justiça havia determinado o retorno imediato das aulas presenciais na cidade a partir do Ministério Público, com base em uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio. Na liminar, a juíza Rhohemara dos Santos Carvalho Arce Marques autorizava o retorno imediato das atividades pedagógicas em creches e nas unidades da educação infantil de Niterói, das redes pública e privada, assim como nas escolas do ensino fundamental. Entretanto, a medida havia sido deferida em caráter liminar (temporário). 

A Procuradoria Geral do Município (PGM) de Niterói entrou com um recurso para reverter a decisão e o presidente do TJ-RJ acatou, determinando a imediata suspensão dos efeitos da decisão proferida nos autos de ação civil pública. A decisão do presidente vai vigorar até o trânsito em julgado da decisão de mérito na ação principal. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

5 thoughts on “Carreata pela volta às aulas presenciais em Niterói

  1. Daí as crianças voltam às escolas e correm o risco de serem contaminadas, levarem o vírus pra suas casas, seus pais, avós, tios etc – ou seja: muitos dos ‘cidadãos de bem’ que foram a essa carreata RIDÍCULA correrão o risco de não presenciarem seus filhos e netos se formando.
    Bando de negacionistas. Um bando de burros!

  2. Sim para pais que ñ tem paciência é mas fácil ñ concordo a volta as aulas principalmente porque esta tendo mas caso eu ñ vou arriscar com o meu filho.
    E afinal muitas escolas estão na ultima provas.
    Podemos esperar a volta para o próximo ano.

  3. Boa noite. Apoio o retorno às aulas. Já não aguento mais aturar meu neto o dia todo em casa.

  4. Sinceramente não sei o que passa mas cabeças desses pais,devem tá malucos,voltar às aulas nesse momento de aumento de casos da covid,só pode ser loucura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *