terça, 24 de novembro de 2020

Castração de animais gratuita chega ao Engenho do Mato

Inscrições gratuitas podem ser feitas neste sábado (24) na Associação de moradores do bairro. Foto: Ascom Niterói/ Douglas Macedo.

Moradores do bairro Engenho do Mato na Região Oceânica de Niterói que desejarem castrar gratuitamente seus cães ou gatos, podem se inscrever neste sábado (24), a partir das 8h, na Associação de moradores do bairro na rua Irene Lopes Sodré s/n. O serviço do Castramóvel começará a ser disponibilizado no bairro no próximo dia (28) e permanecerá por 15 dias.

Para agendar a castração do animal de estimação, o tutor deverá se cadastrar com o CPF, RG e comprovante de residência. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). A equipe é composta por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.

O animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos de 20 quilos; não ser obeso ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu ou Boxer). Também não será realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

O bairro Caramujo, foi o primeiro local que recebeu o Catramóvel. De acordo com a prefeitura de Niterói, foram realizadas 100 cirurgias em cães e gatos.

“Não temos dúvida de que no primeiro bairro atendido pelo Castramóvel o trabalho foi cumprido dentro de todas as expectativas e com muito sucesso. Continuaremos a percorrer os bairros de acordo com o mapeamento que fizemos e atendendo a esse perfil de moradores de baixa renda”, afirmou Eurico Toledo, secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

Segundo o coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói, Marcelo Pereira, o serviço é voltado para pessoas de baixa renda que desejam realizar a castração de seus animais.

“A exemplo do que fizemos no bairro do Caramujo, vamos atender com hora marcada, sem aglomeração e seguindo todos os protocolos sanitários. Além da castração, fizemos um trabalho de conscientização e educação para proteção animal e vamos proceder assim em todos os bairros onde o Castramóvel estiver, com distribuição de cartilhas. Consideramos isso um grande avanço”, explica Marcelo.  

Após os procedimentos, os animais são medicados e liberados para se recuperarem em casa. O Castramóvel conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia, para atender da melhor forma todos os animais.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *