Cidades

Centenas de pessoas aglomeradas em bancos de SG

Filas foram formadas na frente da agência em São Gonçalo. Foto: Ibici Silva

Mesmo com a determinação que orienta a população a não ir para as ruas para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus, as filas das agências bancárias de São Gonçalo ficaram lotadas na manhã desta sexta-feira (3).

Em uma delas, na Rua Doutor Feliciano Sodré, principal via do Centro, mais de 100 pessoas aguardavam atendimento. De acordo com a Guarda Municipal, a maioria era idosa. É o caso da diarista Maria Elizabeth Silva, 60 anos, que contou que precisou ir até a agência para receber o benefício.

“Estou preocupada, pois tenho medo de contrair o coronavírus, mas não tem jeito, preciso vir pegar o dinheiro para pagar as minhas contas. Infelizmente as dívidas não esperam”, disse.

Até a manhã desta sexta-feira (3), São Gonçalo possuía 15 casos confirmados da Covid-19 e uma morte confirmada pela doença, de acordo com a Prefeitura. No entanto, o número não afastou a população das ruas.

“Tem que manter a distância, mas não é isso tudo que falam. Temos que ir para rua, eu mesmo vim sacar a aposentadoria. Não podemos ficar com tanto medo”, foi o que declarou o aposentado Wilson Muniz, 71 anos.

No bairro do Alcântara filas também foram formadas em frente às agências bancárias. Houve quem ficasse assustado com a quantidade de pessoas esperando atendimento. O auxiliar de enfermagem, Jorge Dias, 36 anos, foi um deles.

“É assustador o número de pessoas na rua, muitos sem necessidade. Já orientei alguns a não se aglomerarem, mas infelizmente eles não respeitam. É um absurdo”, finalizou.

Recomendações

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) recomenda a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitando deslocar-se para as agências bancárias e dando preferência para produtos e serviços dos canais digitais.

Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos.

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