Cidades

Choque de ordem no Centro do Rio

Ação antecede o programa "Ambulante Legal". Foto: Ascom Seop Rio

Uma operação de fiscalização e ordenamento urbano é realizada na manhã desta terça-feira (30) no Centro do Rio, pela prefeitura carioca. A ação conjunta envolve diversos órgãos municipais e estaduais. Integrada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a ação abrange o comércio autorizado e não autorizado, estacionamento e transporte irregulares (vans e kombis de passageiros), normas sanitárias - para que as mercadorias oferecidas à população estejam dentro dos padrões de consumo e da legalidade -, além de limpeza urbana e acolhimento à população em situação de rua.

 A ação especial também prepara o Centro para receber dois programas da Prefeitura: o “Ambulante Legal”, da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), que visa organizar e capacitar o comércio de rua; e o “Cuidar da Cidade”, da Secretaria Municipal da Casa Civil, de zeladoria e conservação urbanas.

Os trabalhos serão norteados pelas demandas do canal 1746 e continuam na quinta-feira pós-feriado do Dia do Trabalhador, indo até o sábado (4) em pontos estratégicos do bairro, que será dividido em três áreas de atuação. A primeira delas contempla trechos da Presidente Vargas, Rio Branco, Sete de Setembro e Largo de São Francisco de Paula.

Atuação

Integrada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a operação envolve outros 18 órgãos municipais e estaduais: Guarda Municipal (GM-Rio) e coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e Especial de Transporte Complementar (CETC), também ligadas à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Subsecretaria de Licenciamento de Fiscalização e Controle Urbano da SMF; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Transportes (SMTR), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Conservação (Seconserva) e Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Rioluz, Cet-Rio, Comlurb, Cedae, Light, Secretaria de Estado de Governo (SEGOV - Centro Presente) e Polícias Militar e Civil.

< Novo Código de Ética Médica entra em vigor nesta terça Taxa de desemprego é de 12,7% no primeiro trimestre de 2019 <