sexta, 18 de setembro de 2020

Chuva: Defesa Civil registra 10 ocorrências em Niterói

Ônibus e carros durante chuva na Rua Mariz e Barros, em Icaraí, nesta segunda (10). Foto: Plantão Enfoco

A Defesa Civil de Niterói esteve presente em 10 ocorrências provocadas pela forte chuva que atingiu a cidade entre a tarde e início da noite desta segunda-feira (10). Apesar dos episódios, o órgão ainda não detalhou os locais. Em 12 horas, choveu o previsto para todo o mês, segundo informou o prefeito Rodrigo Neves, na manhã desta terça (11).

Neves disse que acompanhou o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Defesa Civil e Companhia de Limpeza de Niterói durante toda a madrugada. Afirmou também que apesar das ocorrências registradas, nenhuma era grave.

Uma barreira deslizou na noite desta segunda e interditou parcialmente a Estrada da Cachoeira que liga os bairros de São Francisco e Largo da Batalha. Apesar do incidente, não houve registro de feridos.

Até às 7h20 desta terça, a Prefeitura de Niterói informava que não havia registro de alagamentos na cidade. No entanto, disse que ainda há possibilidade de chuva forte. Por volta de 8h50, o Executivo afirmou que em um período de 17h, choveu 85% do esperado para fevereiro.

Os maiores registros de chuva foram entre 17h e 19h de segunda, com acumulado de 40mm em 1 hora. O acumulado máximo, registrado em 6 horas, foi de 93,6mm na estação pluviométrica do Morro do Estado. Não há registro de acionamento de sirenes.

O caminhão vac-all foi utilizado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água, que aconteceu de forma rápida. Agentes da NitTrans permanecem em pontos estratégicos orientando motoristas.

O Centro de monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói permanece no monitoramento e enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência ligue 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Queda de árvore

Durante a madrugada desta terça (11), uma árvore caiu na rua Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói e interrompeu o trânsito de veículos da via. A queda danificou o portão de uma residência e parte de um muro. Apesar do susto não há registro de feridos.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo (nível três que vai até quatro) até ao meio-dia desta terça-feira (11) para chuvas intensas para a Região Metropolitana. É esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). A virada do tempo foi causada pela chegada de uma frente fria sobre o Estado.

O tempo continuará fechada com chance de chuva forte durante todo dia. O Inmet também prevê trovoadas e ventos fortes para todo o dia. A máxima não passa de 24°C.

São Gonçalo

A Defesa Civil de São Gonçalo informou nesta terça-feira (11) que acompanha duas ocorrências de deslizamento nos bairros Zumbi e Venda da Cruz. Ambos sem vítimas. O órgão também disse que nenhuma das 25 sirenes foi acionada e o bairro que recebeu o maior acúmulo de chuva foi o Boa Vista, com 31 milímetros de chuva, entrando na escala de chuva forte.

Rio

O Rio de Janeiro amanheceu nesta terça (11) com sete bolsões de acúmulo de água, após as chuvas moderadas a fortes que atingiram a cidade desde a tarde de segunda (10). O sistema de alerta da prefeitura permanece em Estágio de Atenção, o terceiro numa escala de cinco, que indica que regiões da cidade registraram ocorrências que afetam a rotina da população. O estágio foi acionado às 15h20 de ontem.

A previsão para hoje é de tempo instável com predomínio de céu encoberto, com chuva moderada a forte e ventos moderados, ocasionalmente fortes. A temperatura diminuiu em relação a ontem e varia entre a 19°C e 28°C. A recomendação da prefeitura é para que se evite deslocamentos. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos alertas sonoros.

As precipitações permaneceram por toda a noite e madrugada, ainda por volta de 5h havia interdições provocadas pelas chuvas na Avenida Ministro Ivan Lins, altura do hotel Ibis, na Barra da Tijuca, sentido São Conrado; na Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá; na Rua Escultor Leão Veloso, entre as ruas Demétrio de Toledo e Soldado Wandel Sarmento, em Tauá; na Rua Campo Mourão, em Inhoaíba; na auto estrada Lagoa-Barra, altura do Condomínio Village, em São Conrado, sentido Gávea; na Avenida Borges de Medeiros, altura do Clube Piraquê, sentido Túnel Rebouças; e na Estrada do Magarça, no Jardim Maravilha.

Segundo o Centro de Operações Rio (COR), desde a tarde de segunda foram registrados 84 pontos de bolsões d’água e sete quedas de árvores. Houve deslizamento na Estrada das Furnas, altura da Estrada da Dona Castorina, que ocupou uma faixa. Agora pela manhã, por volta das 7h, uma estrutura metálica interditou a pista central da Avenida Francisco Bicalho, no centro. A pista já foi liberada.

O sistema de sirenes do Alerta Rio foi acionado na Mangueira, das 19h20 às 23h, onde o acumulado de chuva em uma hora foi superior a 44,5 milímetros (mm), e na Rocinha, desde 0h52, com chuva nas últimas 24 horas superior a 129mm. Os locais que tiveram os maiores acumulados de chuva entre 15h de ontem e 5h de hoje foram a Rocinha (128,2 mm), Jardim Botânico (118,8 mm) e o Alto da Boa Vista (114,6 mm).

No registro de uma hora, as maiores concentrações da precipitação ocorreram na Ilha do Governador, com 69,2 mm às 17h; em Santa Cruz, com 45,6 mm às 15h45; e em São Cristóvão, com 34,8 mm às 19h30.
 
Segundo a previsão do tempo do Centro de Operações Rio, o tempo permanecerá instável e com chuva fraca a moderada até sexta-feira (14).

com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *