domingo, 17 de janeiro de 2021

Chuva já castiga diversos bairros no Rio e alerta é emitido

Diversos pontos de alagamentos foram registrados pela cidade. Foto: Via Grupo Plantão Enfoco

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 10h45 de hoje (2). O estágio operacional do município estava em mobilização por causa das condições meteorológicas desde a madrugada do dia 31.

O avançou na escala ocorreu por causa do registro de chuva de 15,6mm em 15 minutos no Jardim Botânico, de 9,4mm em Sepetiba e de 16,8mm na Grota Funda. O critério meteorológico protocolar necessário para a mudança de estágio é a precipitação superior a 5mm em 15 minutos.

Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio (COR), núcleos de chuva atuam e ganham força em diversos pontos da cidade, como na região do maciço da Tijuca, provocando chuva moderada a forte.

A previsão do Alerta Rio para a tarde de hoje é de chuva isolada moderada a forte, que pode vir acompanhada de raios e rajadas moderadas de vento, com velocidade de até 51,9 km/h.

A temperatura máxima deve chegar a 29°C. A partir da noite de hoje e para amanhã (3), a previsão é de chuva isolada fraca a moderada.

O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco. Indica que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade, afetando a rotina de parte da população. 

O Rio de Janeiro está em estágio de mobilização por causa da pandemia de covid-19 desde o dia 2 de dezembro de 2020, por causa do aumento no número de casos na cidade.

Niterói

Em Niterói, de acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil da cidade, há previsão de núcleos de chuva moderada a forte, que atuam no Rio de Janeiro, se deslocarem em direção à cidade.

Há previsão de chuva moderada a forte isolada, para as próximas horas. O órgão orienta ainda para que, em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *