Cidades

CIEP do Fonseca será reaberto no 2º semestre

O CIEP  recebeu tratamento paisagístico nas áreas públicas e nova iluminação. Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói.

Estão em fase final as obras de recuperação do CIEP Anísio Teixeira, no Fonseca. A unidade, que estava abandonada há mais de 10 anos, foi municipalizada pela Prefeitura de Niterói. Na recuperação do local estão sendo investidos R$ 6,5 milhões. O CIEP será usado como Espaço Nova Geração, uma nova concepção na Educação em Niterói, além de abrigar turmas da Educação Infantil.

“Esse espaço ficou mais de dez anos fechado, foi se degradando durante esse período e agora será reaberto com uma revitalização completa”, diz o prefeito Rodrigo Neves.

A previsão da prefeitura é a de reabrir a unidade no início do segundo semestre deste ano, com foco nos adolescentes, na juventude, na educação.

“Vamos ter cursos profissionalizantes, informática, esportes, teatro, cinema e biblioteca. As atividades serão no contraturno do ensino médio para que o jovem não fique ocioso e tenha opções de profissionalização e lazer”, disse o prefeito.

O prédio do CIEP recebeu uma reforma geral, mas suas características originais foram mantidas. O projeto incluiu a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados.

O CIEP, que fica na Travessa Luiz de Mattos, no Fonseca, próximo das comunidades do Cubango, recebeu tratamento paisagístico nas áreas públicas e nova iluminação.

As obras estão em fase de acabamento e a unidade vai recebe mobiliário novo nas próximas semanas.

Nova Geração – O CIEP Anísio Teixeira será um dos primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde 800 crianças e jovens da região terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer.

O local será uma espécie de clube-escola no contraturno escolar com prática de esportes, cursos de capacitação profissional, de idiomas e projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

< Firma do crime alerta: 'Proibido roubo no Porto do Rosa' Café Com Verso, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno <