domingo, 25 de outubro de 2020

Cine Icaraí tem projeto de revitalização aprovado

A execução do projeto será iniciada ainda esse ano, revitalizando o local que há tempos está degradado. Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

O Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Niterói aprovou na última semana o projeto de restauração do Cinema Icaraí desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura. Em maio será publicada a contratação das obras de restauro do prédio, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Pelo projeto inicial, o Cine Icaraí terá uma sala de espetáculos (teatro, shows e apresentações de orquestras) com 300 lugares. Esse espaço também poderá ser usado como sala de cinema, aumentando sua capacidade para 400 espectadores. O local vai abrigar ainda outras duas salas de projeção, com capacidades para 160 lugares e 58 lugares respectivamente, e um espaço para quatro restaurantes e vista panorâmica para a Praia de Icaraí.

Como a Prefeitura de Niterói já anunciou, o novo Centro Cultural também abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da UFF, uma antiga reivindicação de músicos, professores e profissionais ligados ao meio cultural. Para isso, o projeto de revitalização do espaço incluiu salas de ensaio e outras instalações para uso dos músicos.

A reforma do prédio prevê ainda a revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

Cessão de uso

Em junho de 2019, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinaram o termo de cessão de uso do Cinema Icaraí, para ser utilizado para fins culturais por um período de 40 anos. Um mês depois o reitor entregou a chave do prédio ao secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael.

Em 2001, o prédio do Cinema Icaraí foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da universidade e, em 2006, encerrou as atividades quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, e ficou fechado desde então. A previsão da prefeitura é reabrir o espaço totalmente reformado em 2021.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Cine Icaraí tem projeto de revitalização aprovado

  1. Que boa notícia em meio à crise que tanto afeta a nossa cultura. O Cinema Icaraí fez parte da minha adolescência e foi ali que assisti os melhores filmes nos anos 60 e 70. Parabens Niterói, cidade amada e encantadora.

  2. Bom dia !!!! Eu jorge. Dos santos. Fico muito. Feliz. Em saber que. O cine. Icarai vai ser Revitalizado. Nascido e criado na rua mende -sa entre as ruas Presidente backer e. General pereira da silva. Sendo. Toda a minha infancia. Estudando nos colegios Abel, Joaquim tavora. Campo de sao bento. A quatas saudades das Decadas de 70.80 e 90. Meus grandes Amigos ex: Sergio zveiter. Flavio zveiter. Luiz zveiter. Que me orgulho muito. Em saber. Que ele. Luiz Zveiter vinha ser um dia. Pela vontade de Deus. Ser presidente do TJ. Tribunal de justica do estado do Rio de Janeiro.com muito orgulho da minha cidade a qual eu Amo de paixao ..Parabems ao nosso Prefeito Rodrigo neves .fico muito Feliz em saber. Desse grande empreendimento de Revitalizacao. Abracos a todos. Que Deus o. Abencoe. Voces pra essa grande jornada. O meu muito Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *