Cidades

Cine Icaraí tem projeto de revitalização aprovado

A execução do projeto será iniciada ainda esse ano, revitalizando o local que há tempos está degradado. Foto: Divulgação - Prefeitura de Niterói

O Conselho de Proteção ao Patrimônio Cultural de Niterói aprovou na última semana o projeto de restauração do Cinema Icaraí desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura. Em maio será publicada a contratação das obras de restauro do prédio, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Pelo projeto inicial, o Cine Icaraí terá uma sala de espetáculos (teatro, shows e apresentações de orquestras) com 300 lugares. Esse espaço também poderá ser usado como sala de cinema, aumentando sua capacidade para 400 espectadores. O local vai abrigar ainda outras duas salas de projeção, com capacidades para 160 lugares e 58 lugares respectivamente, e um espaço para quatro restaurantes e vista panorâmica para a Praia de Icaraí.

Como a Prefeitura de Niterói já anunciou, o novo Centro Cultural também abrigará a sede da Orquestra Sinfônica da UFF, uma antiga reivindicação de músicos, professores e profissionais ligados ao meio cultural. Para isso, o projeto de revitalização do espaço incluiu salas de ensaio e outras instalações para uso dos músicos.

A reforma do prédio prevê ainda a revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original, bem como dos pisos, paredes e tetos, e também das esquadrias, instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.

Cessão de uso

Em junho de 2019, o prefeito Rodrigo Neves e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega, assinaram o termo de cessão de uso do Cinema Icaraí, para ser utilizado para fins culturais por um período de 40 anos. Um mês depois o reitor entregou a chave do prédio ao secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael.

Em 2001, o prédio do Cinema Icaraí foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da universidade e, em 2006, encerrou as atividades quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro, e ficou fechado desde então. A previsão da prefeitura é reabrir o espaço totalmente reformado em 2021.

< 'Não precisa haver correria aos supermercados', diz presidente de Associação Niterói amplia cercamento eletrônico para combater crimes <