Cidades

Clima esquenta na Câmara de Maricá

Vereador Felipe Auni afirmou que "daria muito tiro" em caso de invasão à sua casa. Foto: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Maricá

A semana começou quente na Câmara Municipal de Maricá. Vereadores protagonizaram momentos de tensão durante o veto de uma moção de repudio do vereador Ricardinho Netuno. Segundo ele, o repúdio à imprensa se refere a divulgação de que ele teria invadido um galpão na cidade onde se encontravam lanchas compradas pela Prefeitura. A moção foi vetada por unanimidade, apenas um vereador não esteve presente. durante a derrubada, o vereador Felipe Auni chegou a dizer que já passou por situação parecida e que se fosse o caso dele ter sua casa invadida, sua reação seria “dar muito tiro”.

“Eu já passei por esse problema na legislatura anterior, quando não fui permitido fiscalizar um local, e tive que solicitar às autoridades. No meu entendimento, a vossa excelência deveria ter solicitado à polícia ou à Prefeitura para que um responsável acompanhasse a visita. Se alguém entrar na minha casa sem eu dar autorização, pela lei e tendo arma legalizada, você pode sentar o dedo. Eu daria muito tiro, com certeza. A lei nos garante a defesa de invasão”, disparou o vereador.

Em sua defesa, Netuno voltou a dizer que teve o acesso liberado, embora não tenha pedido autorização formal para a entrada.

“A principal diferença é que o servidor que o atendeu não liberou o acesso, no meu caso, a pessoa que se identificou como responsável permitiu a minha entrada e me mostrou o caminho. Se eu não tivesse sido liberado, eu teria ido até a polícia para garantir o meu direito de fiscalizar. Estão tentando me inibir, mas isso só me dá mais força ainda, porque eu estou fazendo o que é certo”, disse o vereador.

O líder do governo, Fabrício Bittencourt, tentou acalmar os ânimos e justificou o veto ao propor um protocolo de fiscalização, solicitado ao presidente da Casa, o vereador Aldair de Linda: “Entendo que a liberdade de imprensa sempre é mais importante”.

Todos os vereadores presentes na sessão, com exceção do Chiquinho – que se ausentou durante a votação – foram contra a moção, que foi vetada.

< Sisu abre inscrições para unidades públicas no dia 2 Maricá discute risco de morte por falta de luz <