sexta, 23 de outubro de 2020

Cobra é resgatada dentro de cemitério em Itaipu

Animal foi reintegrado à natureza na área de preservação ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset). Foto: Divulgação Ascom Niterói.

Uma jiboia de pouco mais de um metro foi encontrada nas dependências do cemitério São Lázaro, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, na manhã desta quinta-feira (15). O animal foi reintegrado à natureza na área de preservação ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).

De acordo com a prefeitura, agentes da Guarda Municipal  foram acionados através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), para o resgate da serpente. Quando os agentes chegaram no local, o animal já estava contido dentro de um cesto.

A Guarda Municipal orienta que os moradores de Niterói acionem o serviço pelo telefone 153, que atende no Cisp, sempre que encontrarem um animal silvestre que necessite de resgate.

A recomendação é não se aproximar e evitar alimentar o animal até a chegada dos agentes, que são treinados nesse tipo de ação.

“Essa atitude é importante para o bem-estar do animal e da própria pessoa, pois o bicho pode se sentir acuado e reagir. Os guardas têm todo o treinamento para fazer o resgate. Nossas equipes estão em constante atualização com o objetivo de prestar o melhor atendimento aos animais e preservar o ecossistema da cidade”, explicou Jociley Neves, coordenador da Guarda ambiental.

Reintegração

Ainda de acordo com a prefeitura, a Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, capturam o animal, que logo em seguida tem sua condição física avaliada pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado na unidade de conservação mais próxima.

Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições de estudos ou projetos ambientais.

Balanço

De acordo com a prefeitura, de janeiro a setembro foram resgatados 1.975 animais. Sendo só no mês de setembro 767 resgates.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *