sexta, 18 de setembro de 2020

Cobra em janela de casa assusta moradores de Charitas

Jibóia de 2,5 metros descansava na varanda. Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Moradores de um condomínio em Charitas, Niterói, levaram um susto nesta manhã de sexta-feira (24) com uma visita inesperada. Sem a menor cerimônia, uma cobra, jibóia, de cerca de 2,5 metros, descansava na varanda da casa.

Passado o susto inicial os moradores entraram em contato com o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionou a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói . O animal foi resgatado e reintegrado ao seu habitat natural no Parque Estadual da Serra da Tiririca.

“É importante que a população faça como esses moradores e entre em contato imediatamente quando encontrar um animal silvestre. Pelo bem do animal e da própria pessoa, pois o bicho pode se sentir acuado e reagir. Os guardas têm todo o treinamento para fazer o resgate”, explica Jociley Pereira, um dos integrantes da coordenadoria ambiental da Guarda.

Ele explica que a maioria dos animais, após a contenção e captura, é reintegrada na unidade de conservação mais próxima do local de resgate, após avaliadas as condições físicas.

Os que apresentam algum tipo de debilidade são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Crase), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

Animais como os caranguejos apreendidos em época de defeso são levados para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *