sexta, 18 de setembro de 2020

Coleta de lixo é normalizada em Maricá

Lixo já acumula na frente das casas. Foto: Ibici Silva

Após detectar uma falha na coleta de lixo na rota percorrida pelos caminhões na última segunda-feira (7), a Prefeitura de Maricá informou, nesta quarta-feira (9), que já está regularizando o serviço.

De acordo com o executivo, o acúmulo de lixo se deu também pelo feriado da Independência, celebrado também na última segunda, quando a cidade estava mais cheia. O imprevisto, segundo a Diretoria de Coleta de Resíduos e Varrição da Secretaria de Obras de Maricá (Somar), causou impacto maior porque a coleta anterior na rota desses dias havia sido feita na sexta-feira (4). 

Apesar da nota da prefeitura, moradores relataram que os quatro distritos (Ponta Negra, Centro, Itaipuaçu e Inoã) enfrentam as irregularidades há pelo menos uma semana.

No bairro de São José do Imbassaí, por exemplo, a população contou que já se sente incomodada com o lixo que se acumula na frente das casas.

“Tem mais de uma semana que o caminhão de lixo não passa, só vai acumulando mais e mais. Meu principal medo é atrair ratos”, relata a dona de casa, Evanilda Soares, 62 anos.

Em Araçatiba, preocupação é ainda maior, já que moradores contam que a coleta não é realizada há pelo menos duas semanas.

“Eu até perguntei aos vizinhos o que estava acontecendo, porque não estava sabendo de nada, mas pelo visto ninguém sabe, porque também não souberam responder”, explicou o aposentado José Diniz, 64 anos. 

Lixo vai parar na Câmara

O assunto também discutido na sessão legislativa municipal desta quarta-feira (9). O vereador Fabiano Novaes (PSD) levantou o tema pedindo atenção.

“Esse é um problema que tenho enfrentado no bairro onde eu moro e já recebi relatos de moradores de toda a cidade”, ressaltou.

O vereador de oposição Ricardinho Netuno (Republicanos), sugeriu montar uma comissão para visitar a sede da empresa e cobrar soluções para o problema. 

Um funcionário da prestadora de serviço de coleta de lixo na cidade, que preferiu não se identificar, informou que nesta quarta-feira (9) os trabalhadores foram convocados para informações sobre o contrato.

“Fomos convocados pelos responsáveis para informações sobre o contrato, mas até agora não sabemos o que será feito”, finalizou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *