quinta, 26 de novembro de 2020

Com entrega atrasada hospital de campanha de SG é fiscalizado

Hospital de campanha foi instalado no Clube Mauá, no centro de São Gonçalo. Foto: Marcelo Tavares

O Hospital de Campanha que está sendo montado para tratamento do novo coronavírus (Covid-19) no Clube Mauá, na Região Central de São Gonçalo, foi alvo de fiscalização na manhã desta quarta-feira (6), um dia após a reportagem do Plantão Enfoco sobre as denuncias envolvendo atraso na entrega da unidade hospitalar. 

A ação foi realizada pelo deputado estadual Coronel Salema (sem partido) após o secretário de Saúde do Rio, Edmar Santos, admitir para fontes ligadas ao governo estadual que o espaço prometido para funcionar ainda neste mês não abrirá com a capacidade máxima de leitos.

Apesar do atraso, durante vistoria que durou cerca de 40 minutos, Salema relatou que se sentiu satisfeito com o andamento da obra. 

“São 100 metros de profundidade, 30 metros de largura e 15 metros de altura. Uma parte parece que vai ser concluída até o próximo domingo (10), incluindo a iluminação nos leitos”, disse o deputado. 

O deputado falou ainda da dificuldade na compra de aparelhos e contratação de profissionais da Saúde.

“A carência de recurso humano tá muito grande por conta dessa pandemia”, afirmou. 

Segundo o deputado, o local conta com piso elevado, para garantir que, caso aconteça algum alagamento, a unidade não seja atingida. Ele ainda garantiu que irá voltar ao local na próxima semana para uma nova fiscalização. 

Assista o vídeo da reportagem. Imagens Marcelo Tavares

O hospital

O funcionamento da unidade estava marcado para o final do mês de abril. Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não informou os motivos do atraso. 

No que prevê a SES, a unidade deve oferecer 200 leitos, sendo 40 de terapia intensiva (UTI). A promessa é que o hospital de campanha evite um colapso na rede de saúde pública do município diante do avanço da pandemia, já que São Gonçalo concentra o 6° maior número de casos do estado.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados até a tarde desta terça-feira (5) 31 óbitos e 311 casos conformados. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *