sábado, 05 de dezembro de 2020

Combate a fake news vira lei em Maricá

Pinóquio, boneco, mentira, fake news, divulgação
Campanha também será promovida nas escolas. Foto: Divulgação

Uma semana dedicada para conscientização, prevenção e combate às notícias falsas (fake news). A lei, de autoria do vereador Marcinho da Construção (DEM), foi sancionada pelo Poder Executivo e lida durante sessão plenária virtual nesta segunda-feira (5).

De acordo com o texto, as ações para combater a divulgação de notícias falsas vão ocorrer anualmente na segunda semana do mês de Fevereiro para coincidir com o  Dia Internacional da Internet Segura, celebrado dia 11 de Fevereiro.

Pelo texto, a semana passa integrar o calendário oficial do município. A lei determina que o poder executivo pode promover atividades como palestras, cursos e também campanhas sociais.

A nova lei também determina que campanhas de conscientização para o combate às fake news podem ser realizadas em escolas públicas ou particulares. 

O vereador autor do projeto, comentou a aprovação da Lei.

“Esse é um tema que está amplamente em discussão no cenário nacional, e em Maricá não é diferente. A época em que a lei foi sancionada é muito importante, pois estamos no período eleitoral, e sabemos que é muito comum a disseminação de notícias falsas. È primordial a checagem da informação antes de compartilhar qualquer conteúdo”, explicou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *