terça, 24 de novembro de 2020

Comércio de Maricá volta a abrir em horário normal

Comércio está autorizado a funcionar em horário normal. Foto: Karina Cruz

Devido à redução no número de casos do novo coronavírus na cidade de Maricá, o comércio fica autorizado a funcionar em horário normal, de 8h às 22h. O decreto foi publicado na última sexta-feira (2), e estabelece as medidas do Plano de Retomada de Funcionamento em Decorrência da Covid-19.

Para a abertura, os comerciantes devem seguir medidas de proteção como higienização das mãos com álcool gel 70%; utilização de máscaras; aferição corporal de todas as pessoas na entrada do estabelecimento comercial ou similar; capacidade de atendimento de 15 ou mais pessoas simultaneamente; e higienização frequente das superfícies de toques.

“Poder abrir no horário normal representa melhora nas vendas. Sabemos que é momento de pandemia e as pessoas serão mais contidas na hora de comprar, mas esperamos voltar a vender como antes, até mesmo diante dos benefícios oferecidos pelo governo”, disse Cláudia Lima, gerente de uma loja de vestuário em Itaipuaçu.

De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde, foi observado, no mês de setembro, uma queda no platô epidemiológico atingido no mês anterior. Ou seja, a cidade apresenta uma queda em praticamente todos os indicadores epidemiológicos e uma estagnação nos demais – o que comprova a existência, conforme esperado pelos estudos, de um platô seguro para o município avançar na proteção e combate ao novo coronavírus. A cidade, no entanto, ainda permanece em estágio amarelo 2.

Vendedores esperam aumentar a renda. Foto: Karina Cruz

A vendedora de artigos diversos, Camila Rangel, 36 anos, contou que também espera melhorar o seu orçamento com a volta do horário normal do comércio.

“Sabemos dos riscos, mas acreditamos que essas medidas são tomadas com prudência, já que passa pela Secretaria de Saúde. Espero voltar a receber minha comissão, já que com a pandemia foi cortada e o valor ajuda muito no final do mês”, disse.

As secretarias da cidade também poderão funcionar no horário normal de 8h às 17h, com atendimentos individuais e com hora marcada, agendados via internet.

Casos

A cidade possui, até está segunda-feira (5), 3.844 pessoas curadas, 24.201 casos descartados e 67 casos ativos da doença.

Na última semana, Maricá teve um total de 15 internações no Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Destes, 11 são pacientes de Maricá e quatro de outros municípios do estado do Rio.

Ao todo, 10 altas foram registradas no hospital. Destas, sete de maricaenses e três de moradores de outros municípios do estado.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *