sexta, 27 de novembro de 2020

Comércio fechado: ‘Temos que reduzir a quase zero’, diz prefeito de Niterói

Prefeito assinou decreto com novas restrições aos comércios. Foto: Ascom Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou neste sábado (21) novas medidas de restrição para intensificar a quarentena e o isolamento social na cidade, a fim de conter o avanço do coronavírus. De acordo com Neves, a partir de segunda-feira (23), é preciso reduzir a quase zero o número de pessoas na rua e o novo decreto restringe ainda mais o fechamento de comércios.

O anúncio foi feito em uma ‘live’ (transmissão ao vivo) nas redes sociais da Prefeitura. Neves ainda afirmou que o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), está disponível para denúncias de comerciantes que não estiverem cumprindo a determinação. O prefeito se comprometeu também a aumentar o número de agentes de segurança, para “agir de maneira firme para tirar o máximo de pessoas na rua”.

“Só teremos a excepcionalidade para postos de combustíveis, mas que não poderão ter a loja de conveniência aberta. Além de farmácias, petshops, clínicas veterinárias sem atendimento ao público, supermercados e mercados. Padaria só poderá vender pão e leite. Nada de abrir padaria com cafeteria para aglomeração de pessoas”, determinou.

Até este sábado (21), Niterói manteve os 10 casos confirmados de contágio da Covid-19, aumentando porém o número de casos suspeitos. Agora são 189 pacientes sob análise. Segundo o prefeito, as próximas três e quatro semanas serão determinantes para conter o avanço do coronavírus.

“Se não acolhermos as recomendações, Niterói vai chorar seus mortos sim. Vamos ter muito sofrimento, porque não vamos conseguir evitar o contágio”, declarou.

Moradores de rua

O prefeito ainda anunciou medidas para prevenir pessoas em situação de rua. De acordo com o chefe do Executivo, Neves afirmou – que caso necessário – a prefeitura irá arrendar hotéis que estejam fechados para abrigar moradores de rua. No entanto, esclareceu que os abrigos municipais ainda possuem vagas.

“Vamos evitar a circulação de pessoas na cidade. Nesse momento, não é necessário, mas podemos arrendar hotéis fechados. Temos em continuidade o consultório de rua que faz a saúde e assistência social para os moradores de rua”, explicou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

21 thoughts on “Comércio fechado: ‘Temos que reduzir a quase zero’, diz prefeito de Niterói

  1. Consultórios médicos em Icaraí estão funcionando, aqueles alocados em andares de prédios, vê isso aí.

  2. Funcionárias da lotérica da rua São João no centro de Niterói , trabalhando normalmente sem nenhuma prevenção sem álcool sem máscara sem nada .

  3. Precisa restringir a ida aos mercados. Diminuir a quantidade de pessoas que entram nas lojas. Todos os mercados que vi estavam lotados.

  4. Tem que fiscalizar o bairro da Engenhoca e a viação Brasília super lotação todos os dias.

  5. Tem que fiscalizar o bairro da Engenhoca todo comércio funcionando como se nada estivesse acontecendo mesas em bares cheios e na maioria das vezes são idosos, e a viação Brasília super lotação todos os dias.

  6. Boa noite senhor prefeito Rodrigo Neves como fica os empregado domésticos e tb as pessoas que trabalham como diaristas que só tem está renda pra sustentar seus filhos isso me preocupa muito trabalho fazendo congelados na casa dois cliente tive que cancelar todos sei que é muito sério a situação mais tb estou muito preocupada tenho ciência da grávida que estamos passando desde já agradeço a oportunidade de poder expressar a minha situação é tb de outras pessoas.

  7. Existe empresas em prédios em Niterói,
    Que os funcionários não foram liberados, nem foi remanejado escala nem mudanças de horários, são escritórios, isso é permitido?

  8. Gostaria de saber se as farmácias não podem fechar mais cedo, devido o número menor de ônibus. Não adianta esperar conscientização dos empresários do ramo são como sangue sugas quando o assunto é ganhar dinheiro. E põe os funcionários em risco não só do vírus mais também de assaltos.

  9. Os mercados poderiam fechar aos domingos, as pessoas estão em casa, pode fazer as compras no meio da semana.

  10. O q adianta os Supermercados abertos pq só tem idoso e crianças.Os supermercado da região de São Gonçalo está assim eu tenho me pelos funcionários pq eles estão na linha de frente eles TB tem filhos e família ninguém ver isso.

  11. Muito comércio aberto em Santa Rosa
    ( Mario Viana e largo do Marrão) na sexta dia 20 e 21 . O povo ainda na rua e médicos em prédios comerciais atendendo .

  12. Além das aglomerações nos mercados,
    Os preços de alguns itens básicos foram aumentados em mais de cem por cento.
    E a fiscalização?

  13. Tem que dar e álcool em gel e máscara pra população, pq toda a ipedemia que acontece no Brasil o valor dos produtos custa em dobro . Absurdo isso !

  14. As pessoas deveriam entrar nos bancos com máscaras e luvas(disponibilidade do bco) espaço de 2 metros nas filas , nos mercados a mesma coisa e restringir a entrada dependendo do mercado( entram 50 pessoas ou 100 depende do espaço).

  15. Fechem os deliverys, não é um serviço essencial. Povo preguiçoso que não quer ir pro fogão cozinhar mesmo estando em casa a toa. Mundo desabando e o povo com preguiça de cozinhar. FECHEM OS DELIVERYS DE COMIDA!!!

  16. Entendo toda a gravidade da situação porém acho que a higienização que aconteceu hoje nas ruas de Icaraí deveria se estender por toda a cidade. E sobre fechamento do comércio e empresas a prefeitura precisa recolher impostos para ter recursos para viabilizar todo o combate ao vírus porém com a comércio fechado a economia não circulando essa receita da prefeitura vai cair. Vai minha sugestão aquisição de álcool em gel e instalação de pias com água e sabão em vários pontos da cidade. Assim dando oportunidade a todos para lavar as suas mãos quando estiverem na rua. E uma campanha massiva mostrando o benefício. A economia não pode parar de circular pois dará margem a um colapso da sociedade.

  17. loja na av central mantendo funcionarios trancados, deixando clientes entrarem, ambiente totalmente fechado

  18. A empresa Markrug que faz homologação de gás GNV tem aberto todos os fias. Ficando com as postas meio que arriadas, mantendo aglomeração em seu interior.

  19. Os pacientes operados, com câncer, precisando de consultas d maneira mais urgente faz-me o que no caos de prédios comerciais que impedem os pacientes fez de entrar aos Consultorio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *