quarta, 12 de maio de 2021

Confira as escolas mais bem posicionadas no Enem 2019

Colégio ficou na segunda colocação entre as unidades estaduais. Foto: Marcia Costa/Seeduc

O Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa, o Intercultural Brasil-China, em Charitas, na Zona Sul de Niterói, foi um dos grandes destaques no ranking de escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). A unidade ficou na segunda colocação entre as estaduais do Rio, com a pontuação de 604.95 na soma das provas objetivas e redação, ficando atrás apenas do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-UERJ).

Os dados foram divulgados no fim do mês de junho, pela ZBS com base nos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem. O ranking das escolas mais bem colocadas, a partir do resultado das provas, levou em consideração apenas alunos que declararam conclusão do ensino médio em 2019 e estão vinculados a uma instituição de ensino.

Apesar de garantir uma boa colocação entre as unidades estaduais, o Brasil-China figurou na 14ª colocação no município de Niterói. O vencedor entre as escolas na cidade foi a escola particular Instituto Gaylussac, localizada em São Francisco, também na Zona Sul, que garantiu a pontuação de 695.17. Os outros dois lugares no pódio niteroiense ficaram para as unidades privadas do Colégio PH, com 685.82 e 680.40 pontos.

Outro grande destaque de Niterói foi o Colégio Pedro II, campus do Barreto, na zona norte da cidade. A escola é a unidade federal com melhor pontuação no Estado do Rio e a 16ª colocada no ranking nacional de unidades comandadas pelo governo federal, com 664.91 pontos.

Estado

Unidades privadas, encabeçadas pelo colégio e curso Pensi, localizado na Capital (com 725.77 pontos), dominam as sete primeiras posições do ranking estadual das escolas com melhores resultados no exame. Niterói ocupa a oitava posição, com o Instituto Gaylussac.

O município de São Gonçalo só aparece a 95ª posição do Estado, com o Colégio M3, que garantiu 634.84 pontos na soma das provas. Maricá figura na 292ª colocação, com o Colégio Estadual Caio Francisco de Figueiredo, situado no distrito de Inoã, com pontuação de 518.49. Já Itaboraí se firma no 391º lugar no ranking com o Grupo Escolar Estadual Salvador de Mendonca, em Venda das Pedras, com 503.66.

São Gonçalo

Contrabalançeando entre as unidades privadas de São Gonçalo, o Instituto Federal Rio De Janeiro (IFRJ), localizado em Neves, aparece na segunda posição do município com 625.66 pontos. A primeira e a terceira colocação no ranking gonçalense estão as duas unidades do Colégio M3 (Alcântara e Zé Garoto), com 634.84 e 617.67 pontos.

Maricá e Itaboraí

Diferente dos demais municípios da Região Metropolitana, os colégios privados de Maricá e Itaboraí, por motivo não divulgado, não aparecem no ranking. Portanto, das unidades públicas com melhor desempenho em Maricá, estão o Colégio Estadual Caio Francisco de Figueiredo, em Inoã, com 518.49 pontos; Colégio Estadual Domício da Gama (com 517.95), no Flamengo; e o Colégio Estadual Doutor João Gomes de Mattos Sobrinho (504.86), também em Inoã.

Já em Itaboraí, estão o Colégio Estadual Salvador de Mendonça (503.66), em Venda das Pedras; o CIEP 130 Doutor Elias de Miranda Saraiva (501.60), em Rio Várzea; e o Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (500.49), no Centro.

País

Duas escolas do estado do Ceará ficaram em primeiro lugar no ranking do país a respeito das notas do Enem. São duas escolas privadas: Colégio de Aplicação Farias Brito e Colégio Ari de Sá Cavalcante, ambos em Fortaleza. Somadas as provas objetivas com a pontuação adquirida nas redações, as unidades garantiram 760.18 e 755.34 pontos, respectivamente.

O estado do Rio de Janeiro só aparece na 16ª posição, com o Colégio e Curso Pensi, localizado na capital, com 725.77 pontos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');