sexta, 18 de setembro de 2020

Confira dicas do que fazer no fim de semana de frio em Niterói

Temperatura continuarão baixas no fim de semana. Foto: Pedro Conforte

As temperaturas durante o fim de semana em Niterói continuarão baixas. É o que mostra o boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil da cidade, nesta sexta-feira (21). Mas como curtir a folga no município, driblando o tempo mais frio e ao mesmo tempo respeitando as regras de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus? O Plantão Enfoco separou um pacote de possibilidades tanto para quem busca tomar um ar na rua (de máscara), quanto para quem não vai sair das cobertas.

Segundo a previsão da Defesa Civil, a passagem de uma frente fria deixará o tempo instável em Niterói, com possibilidade de chuva em alguns pontos durante o fim de semana. A máxima, até o domingo (23), deve chegar a apenas 20ºC. Além do céu nublado, há possibilidade de ventos de moderados a forte no município. Somente na segunda-feira (24), as temperaturas apresentarão suave elevação.

Por Niterói…

Diante do cenário de isolamento social, uma série de mudanças foram aplicadas nos aparatos culturais e naturais da cidade. Mas, desde o início do plano de transição gradual, algumas atividades já foram liberadas para o público, desde que seguindo os protocolos sanitários e cumprindo o distancionamento mínimo. Como é o caso dos bares e restaurantes.

Niterói tem a essência de concentrar polos específicos para os amantes de boas gastronomias. Um deles, é na Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí. Outro ponto bastante frequentado são os estabelecimentos da Avenida Quintino Bocaiúva, em São Francisco, também na Zona Sul. Além de restaurantes da Zona Norte e da Região Oceânica.

Polo gastronômico, Rua Nóbrega em Icaraí. Foto: Eduarda Hillebrandt
Rua Nóbrega é recheada de bares e restaurantes. Foto: Eduarda Hillebrandt

Mas é preciso lembrar que há horário específico para funcionamento desse setor. No último dia 10, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou que os restaurantes e bares de Niterói teriam uma hora extra. Desta forma, os estabelecimentos funcionam de 11h à meia-noite.

Entre as regras, os empresários precisam organizar o espaço interno dos estabelecimentos com mesas com distanciamento de dois metros e a taxa de ocupação deve respeitar o limite de 50% de número total de mesas. Também não é permitida a movimentação de mesas e os sistemas de self-service ou buffet estão proibidos, assim como a música ao vivo.

MAC está aberto e com exposição. Foto: Arquivo/Marcelo Tavares

Se a chuva der uma trégua, dá para visitar dois museus em Niterói. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e o Museu Janete Costa de Arte Popular estão funcionando. Para garantir a segurança e a saúde dos visitantes e funcionários, por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo seguidos protocolos sanitários como a higienização das mãos com álcool em gel, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras e controle de acesso.

A recepção dos museus ganhou também um painel de acrílico para proteção dos visitantes e funcionários. A visitação pode ser realizada das 10h às 18h, de terça a domingo. No MAC, o público vai poder visitar a mostra “O país ocupado”, da coleção MAC-João Sattamini, que conta com obras de Antonio Dias, Antonio Manuel, Ivan Serpa e Rubens Gerchman.

No Museu Janete Costa de Arte Popular, há dois salões expositivos no térreo e mais dois, no piso superior. A exposição “Construção de um acervo”, com obras de artistas de vários estados brasileiros, ligadas à narrativa popular, poderá ser visitada pelo público, agora com uma nova roupagem.

Já em casa…

Para quem preferir curtir o clima mais fresco dentro de casa, debaixo dos cobertores e fazendo aquele tradicional brigadeiro de panela, o nosso colunista Jonny Salles separou cinco dicas especiais. Ele, que é professor formado em Letras, é um aficionado pelo mundo nerd. Confira:

  1. DC Fandome (Evento/Internet)

Nesse fim de semana (22 e 23 de agosto), acontecerá pela primeira vez a DC Fandome, o maior evento online da DC Comics. A empresa apresentará as maiores novidades sobre seus filmes, séries e jogos, contando com painéis sobre Mulher-Maravilha 1984, Adão Negro, Aquaman 2, Esquadrão-Suicida, além das várias surpresas ainda não divulgadas. Para assistir às transmissões, que terão tradução em português, basta acessar o site e se cadastrar gratuitamente.

  1. Power (Filme/Netflix)
Foto: Divulgação

O filme conta a história de um ex-soldado que se alia a uma adolescente e um policial local para desmantelar um cartel de novas drogas que dão superpoderes a quem as tomar. O longa, que estreou 14 de agosto, conta com o protagonismo de Jamie Foxx, Joseph Gordon-Levitt e Rodrigo Santoro, sendo uma mistura perfeita pra quem procura ação e poderes sem cair na clássica fórmula de filmes de heróis.

  1. The Umbrella Academy (Série/Netflix)

A série que ganhou sua segunda temporada no início de agosto traz um grupo jovens que foram adotados por um excêntrico milionário e treinados para serem super-heróis. Depois de crescidos, o grupo tem que aprender a lidar com os traumas do passado e salvar o mundo do apocalipse. A produção é inspirada na história em quadrinhos de mesmo nome escrita por Gerard Way, vocalista da banda de rock My Chemical Romance e ilustrada pelo brasileiro Gabriel Bá.

  1. Fall Guys (Game/PS4 e PC)

O novo jogo lançado no meio do mês pela Devolver Digital te coloca dentro de uma insana e engraçada corrida em busca da coroa, fazendo você vencer obstáculos gigantes no maior estilo “olimpíadas do Faustão” e rendendo várias horas de risadas nas jogatinas. O game é gratuito no Playstation 4 para quem é assinante do Playstation Plus e custa R$37,99 na Steam para quem joga pelo PC.

  1. Taylor Swift – Folklore (Música/Spotify e Deezer)
Foto: Divulgação

Se nenhuma das opções acima lhe agrada e você prefere aproveitar o frio de uma maneira bem melancólica enquanto olha a chuva molhando o vidro da janela, uma boa opção talvez seja o novo álbum da Taylor Swift: Folklore. O CD conta com 17 músicas bem diferentes do pop que a cantora apresentou em seus trabalhos anteriores, trazendo à tona todas as incertezas que já abalaram não só a ela, mas a todos nós.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *