terça, 20 de outubro de 2020

Confira o que abre e não abre em Niterói a partir desta quinta

Salões de beleza ficaram de fora deste primeiro relaxamento social. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (20) Niterói entra em um outro estágio durante a pandemia do novo coronavírus, com a abertura de alguns estabelecimentos considerados não essenciais. Além disso, as praias fechadas há semanas voltam a abrir para a população, para atividades ao ar livre; com algumas restrições.

Seguindo o programa de relaxamento das medidas de isolamento, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) esclareceu que poderão abrir a partir desta quinta: serviços médicos odontológicos, fisioterapias, lojas de materiais hospitalares, de materiais de construção, óticas e mecânicas de veículos e bicicletas. Além disso, aqueles que já estavam abertos (padarias, supermercados, pets, farmácias e postos de combustíveis) continuam funcionando normalmente.

Os salões de beleza e barbearias ficaram de fora neste primeiro momento.

“Isso se deve ao programa de relaxamento gradual elaborado pela prefeitura com apoio de instituições como a UFF e a Fiocruz, que com base em dados científicos nos possibilitou isso. Mas o isolamento social continua, assino hoje [quinta-feira] o decreto que prorroga o isolamento social até 30 de junho”, esclareceu.

Além dos comércios, a partir desta quinta estarão liberadas as atividades físicas individuais nas praias de Niterói, fechadas desde o início da pandemia. As atividades valem tanto para o calçadão, quanto para areia, mas respeitando as normas de isolamento e o uso obrigatório de máscaras.

Serão permitidas atividades individuais na orla de Niterói a partir desta quinta. Foto: Pedro Conforte

Para evitar aglomeração haverá um horário especial para que pessoas com mais de 60 anos possam se exercitar. Entre 6 e 9 horas, o exercício estará liberado para toda a população, enquanto das 9 às 11 horas os espaços das orlas estarão reservados exclusivamente para os idosos. Às 16 horas o exercício volta a ser liberado até as 22 horas para toda a população.

Esquema de cores

Niterói começou a colocar em prática um esquema de cores, baseado em dois indicadores de saúde: velocidade da propagação do coronavírus e a
retaguarda hospitalar para atender pacientes com Covid-19. Com esses dois fatores a Saúde municipal formou um índice, que diz o quão grave é a situação da pandemia na cidade neste ‘novo normal’, como está sendo chamado por Rodrigo Neves. São cinco estágios:

Roxo – Situação gravíssima;
Vermelho – Situação grave;
Laranja – Atenção máxima;
Amarelo – Alerta máximo;
Verde – Normalidade.

O secretário de Saúde Rodrigo Oliveira explicou que a cidade deixou o estágio vermelho e passou para o laranja, por conta disso foi possível um relaxamento nas medidas, como abertura gradual do comércio e redução do isolamento.

“Enquanto o mundo não tiver uma vacina, continuaremos vivendo este novo normal. A população precisa aprender que sinal que está, continuar em casa e sair apenas para o necessário. Quando sair, usar máscaras mantendo o distanciamento. E em casa devemos continuar redobrando as medidas de higiene”, esclareceu o secretário, pontuando ainda que caso a situação volte a ficar complicada e o índice subir, o alerta poderá voltar a subir também.

“O plano, ele é uma medida de transição para esse novo normal. Vamos nos acostumar com um sistema de cores. Ele vai mostrar em que estágio da doença Niterói está. Com isso determinando um grau de restrição”, completou.

Novos trabalhadores no Busca Ativa

Foi aprovado na noite desta quarta-feira (20) pelos vereadores de Niterói novos projetos de combate à pandemia na cidade. Entre eles está a alteração do Programa Busca Ativa, que passa a atender agora também aos quiosqueiros, donos de bancas de jornal e produtores agroecológicos.

Além disso, a Câmara aprovou a obrigatoriedade do uso de máscaras em Niterói pelos próximos três meses.

Publicada às 22h04

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

4 thoughts on “Confira o que abre e não abre em Niterói a partir desta quinta

  1. Todos as pessoas colaborando com essas medidas de segurança vamos conseguir vencer essa pandemia . Mais todos tem que que colaborar. Vamos ajudar nosso prefeito de Niteroi que está fazendo um trabalho exelente.

  2. Vários bares no Ingá estão funcionando com as portas abertas pela metade . Cadê a fiscalização ?

  3. O bar manhãs na rua Nilo Peçanha no bairro do Ingá / Niterói , continua funcionando e a prefeitura faz vista grossa . ALÔ FISCALIZAÇÃO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *