sábado, 28 de novembro de 2020

Confira os serviços que param no Carnaval


Ouça a Reportagem
banco, agência, greve
Agências fechadas do dia 4 ao 6 (Foto: Arquivo)

Ao longo da temporada de folia, que inicia no sábado de Carnaval (2) e encerra na quarta-feira de Cinzas (6), diversos serviços funcionam em horário reduzido ou param as atividades. Confira na lista abaixo o horário de funcionamento dos principais deles.

Apenas a terça-feira de Carnaval (5) é feriado estadual, conforme a lei nº 5.243/2008. No âmbito nacional, a portaria nº 441/2018 define a quarta-feira de Cinzas (6) como ponto facultativo até 14h. No estado do Rio, a quarta-feira de Cinzas é feriado bancário, conforme a lei nº 8217/2018.

Bancos

As agências bancárias de todo o país estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). No estado do Rio de Janeiro, em função da lei estadual nº 8217, também não há expediente na quarta-feira (6).  

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que a população utilize os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, pela internet e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). 

As contas de consumo de água, energia, telefone e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento.

Comércio

Para o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas), o domingo e a segunda-feira de Carnaval são considerados feriados, assim como a quarta-feira de Cinzas. O lojista pode, nesse caso, optar pelo funcionamento parcial. Na terça-feira de Carnaval, feriado estadual, o comércio fecha.

Detran

O Detran-RJ informou que nesta sexta-feira (1º) as unidades estarão fechadas, seguindo o ponto facultativo determinado pelo Governo do Estado, em função do Carnaval. A reabertura das unidades será na quinta-feira (7) após o Carnaval.

O atendimento aos agendados deste dia 1º não será prejudicado, podendo ser feito nos dias subsequentes à reabertura sem necessidade de reagendamento. Os agendados deverão retornar nos postos onde já estavam marcados.

Correios

No feriado de carnaval, o atendimento dos Correios no Rio de Janeiro será realizado da seguinte maneira: na sexta-feira (1º), todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. No sábado (2), as entregas serão feitas normalmente e haverá funcionamento somente de algumas agências no Rio.

Nos dias 3, 4 e 5 de março as agências estarão fechadas e não haverá entrega de objetos postais. Na quarta-feira (6), as atividades de distribuição domiciliária serão realizadas normalmente e o atendimento nas agências ocorrerá parcialmente.

No Leste Fluminense, funcionam a partir das 12h as agências da Rua Quinze de Novembro, no Centro de Niterói; de Alcântara, em São Gonçalo, localizada na Rua João de Almeida e de Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Barcas e Metrô

De sábado (2) a quarta-feira (6), a estação Araribóia em Niterói funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 até 23h30. No trajeto que liga o Centro do Rio ao Centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h. A linhas de Charitas, em Niterói, e Cocotá, na Ilha do Governador, não vão funcionar de sábado (2) até quarta-feira (6).

O serviço de metrô do Rio montou uma operação especial de Carnaval para atender a demanda da temporada. Os usuários podem conferir horário de funcionamento, quais estações estarão fechadas e transferências no site do Metrô Rio.  

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *