terça, 20 de outubro de 2020

Coronavírus: Explode número de casos suspeitos no Estado do Rio

768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Foto: Divulgação

O Estado do Rio de Janeiro registrou, nesta sexta-feira (6), um aumento expressivo no número de casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19), de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde. Segundo a pasta, há um caso confirmado em Barra Mansa, além de outros 112 casos suspeitos sendo monitorados. No Brasil, já são 13 casos confirmados, enquanto 768 suspeitas estão sob análise no Ministério da Saúde.

Em Niterói, em 24 horas, subiu de 11 para 15 o número de suspeitas da doença. Itaboraí e Maricá se mantiveram com a mesma quantidade já divulgada, de um e três casos sob análise, respectivamente. Já o município de São Gonçalo, descartou uma suspeita e agora apenas dois pacientes são investigados.

Além das quatro cidades, os locais de residências dos pacientes suspeitos foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (52), Barra Mansa (6), Angra dos Reis (3), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Mendes (2), Volta Redonda (2), Barra do Piraí (1), Belford Roxo (1), Macaé (1), Nova Friburgo (1), Nova Iguaçu (1), Pinheiral (1), Resende (1), Rio das Flores (1), Teresópolis (1) e Valença (1).

Há ainda 10 casos de pacientes que residem no exterior e em outro estado brasileiro, além de outro suspeito com local de residência em investigação. Atualmente, 36 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus.

Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

Até o momento, 480 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *