quarta, 02 de dezembro de 2020

Coronavírus: mais de 15 mil inscritos em programa de voluntários

Foto : Marcio James / Semcom

Lançado na última quarta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o site de cadastro de voluntários para o enfrentamento do coronavírus no Rio de Janeiro já conta 15,8 mil candidatos, até a noite desta sexta (20). Foram mais de dez mil inscritos só nas primeiras 24 horas de funcionamento. Entre o voluntariado, 56% são estudantes e 44% são graduados, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outras formações na área da saúde.

Os voluntários reforçarão as equipes das unidades de assistência a pacientes em decorrência da infecção pela Covid-19 em todo o estado. Para o secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, salvar vidas é o que está motivando a população a se candidatar.

“A solidariedade fará a diferença com os voluntários fortalecendo o combate no atendimento para pacientes com coronavírus. Quanto mais pessoas inscritas, menos mortes. Uma corrente de solidariedade está se formando em todo o estado. Mas reforço que a população deve seguir as medidas de não se deslocar, ficando em casa”, afirma.

As inscrições são realizadas pelo site www.voluntarioscoronavirus.rj.gov.br, desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj). Para o presidente do órgão, Mauro Farias, a tecnologia se apresenta como uma aliada à saúde.
“Estamos empenhados no atendimento às diversas áreas de atuação do estado no combate ao coronavírus. O número de inscritos no site comprova o espírito de solidaridade dos brasileiros em situações críticas como essa”, destacou.

Voluntários A médica Cristina Quadrat, 56 anos, é uma das voluntárias inscritas. Com mais de trinta anos de profissão, a clínica geral já atuou no voluntariado em Portugal durante a epidemia de ebola, em 2014.
”Nesse momento, toda ajuda é bem-vinda. Sabemos que a crise pode aumentar e eu me sinto feliz e ansiosa em poder auxiliar o máximo de pessoas nesse cenário tão difícil”, disse.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *