quarta, 21 de outubro de 2020

Coronavírus: São Gonçalo suspende aulas

Aulas em 110 unidades serão suspensas a partir de segunda-feira (16). Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

A Prefeitura de São Gonçalo publicou decreto extraordinário na noite desta sexta-feira (13), em Diário Oficial, adotando critérios para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, em decorrência do Coronavírus (2019-nCoV). Dentre as medidas, o recesso escolar na Rede Municipal de Ensino será adiantado para o período entre 16 e 27 de março, podendo o ato ser prorrogado conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde. 

A suspensão das aulas engloba 110 unidades municipais e 33 instituições conveniadas. As unidades de ensino exercerão atividades administrativas neste período de recesso escolar, com funcionamento por meio de escala.
Com base no cenário que se apresenta, o município já vem se preparando para o combate à doença há semanas e possui apenas dois casos suspeitos (nenhum confirmado). No entanto, tendo em vista o que vem ocorrendo dentro e fora do país, decidiu realizar ações contundentes para garantir a saúde da população gonçalense. 

Para o enfrentamento da emergência, poderão ser adotadas as seguintes medidas: isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação; necropsia; cremação e manejo de cadáver; requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; e desapropriação.

Faltas, atrasos, abandonos, ausências e qualquer ato assemelhado e injustificado em todas as unidades da Rede Municipal de Saúde, no período em que ficar declarada a situação de emergência, serão consideradas infração administrativa de natureza grave.

A adoção das medidas deverá ser proporcional e na exata extensão necessária para viabilizar o tratamento, evitar a contaminação e a propagação do Coronavírus entre a população. A Secretaria Municipal de Saúde criou um plano de contingência que está publicado no site oficial da Prefeitura e pode ser acessado através do link https://is.gd/eww81o.

Canal direto com a população
Como forma de desmentir possíveis “Fake News” e informar a população por meio de uma fonte segura, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Gonçalo criou um canal direto de esclarecimentos e informações através do número telefônico: (21) 96597-5309. O atendimento é realizado das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante destacar que só serão aceitas mensagens escritas, não podendo ser enviado áudio ou realizar ligações.

Gabinete de Crise
Também foi publicado decreto que cria o Gabinete de Crise para adoção de medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública. A finalidade é mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos públicos municipais e entidades quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos do Coronavírus. O Gabinete funcionará 24 horas por dia, enquanto durar a situação de emergência.

Prevenção

No início do mês, foi realizada reunião pela Secretaria de Saúde para traçar o plano de contingência e definir estratégias no combate ao Coronavírus. Médicos, enfermeiros, diretores e administradores dos postos de saúde, Polos Sanitários e hospitais públicos e particulares do município participaram do encontro.

Além das orientações realizadas através de redes sociais, desde o início do surgimento do Coronavírus (2019-nCoV), a Secretaria municipal de Educação (Semed) distribuiu cartazes com os principais sintomas da doença, que foram encaminhados a todas as escolas municipais para serem colocados em local de visibilidade. Também realizou reuniões com as Orientadoras Educacionais (OE) para que fiquem atentas a qualquer sintoma que possa remeter ao Coronavírus e comunicar a direção da unidade escolar, medidas estas que estavam sendo seguidas antes da suspensão das aulas. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *