sábado, 23 de janeiro de 2021

Covid-19: Maricá registra alta e Niterói segue estável

A prefeitura anunciou a prorrogação das medidas restritivas de isolamento social até o dia 31 de dezembro. Foto: Douglas Macedo / Ascom Niterói

Niterói registrou nova crescente no número de casos confirmados pelo novo coronavírus nesta terça-feira (1º) com diagnósticos positivos para a doença que saltou para 100 casos, sendo 19 a mais do que no dia anterior. Apesar disso, o número de curados foi quase o mesmo: 99 — quando comparado ao último boletim epidemiológico.

Nesta segunda-feira (30) a cidade já tinha registrado 81 confirmações nas últimas 24 horas, quando atingiu a marca de 17.359 casos confirmados. Na atual contabilização sobre o número de infectados, a cidade atingiu 17.459 confirmados nesta terça.

O número de casos citados representa o total de contabilizados desde o início da pandemia, em março deste ano, desconsiderando a taxa de recuperados, que é organizada individualmente. São 16.656 recuperados no município, afirma o governo. Um dia antes, os dados sobre pessoas curadas atingia a casa dos 16.557, segundo a pasta de Saúde.

A prefeitura anunciou a prorrogação das medidas restritivas de isolamento social até o dia 31 de dezembro. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, foram três vítimas fatais registradas de segunda (30) para esta terça (1º), gerando um total de 530 óbitos aos registros oficiais de Niterói.

O Decreto 13.817/2020 publicado em Diário Oficial, como forma de voltar a estabelecer maiores critérios no combate à Covid-19, consolida também as regras que regem os serviços que já estão em funcionamento na cidade. O objetivo é deter a transmissão do novo coronavírus em Niterói e impedir um possível colapso.

A publicação reforça a necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras como equipamento de proteção obrigatório em áreas públicas ou particulares em que haja atendimento ao público.

O governo recomenda que a população em geral, especialmente os idosos e pessoas que se encontrem no grupo de risco, evite locais onde haja aglomeração de pessoas tais como praias, parques e eventos.

Apesar de cidades vizinhas terem divulgado aumento de casos nas últimas semanas, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), disse nesta segunda-feira (30) que a oscilação no indicador síntese de monitoramento da Covid-19 decresceu de 7.38 para 6.88 na cidade.

Segundo ele, o dado representa estabilização de casos da doença no município, quando comparado as primeiras três semanas de novembro.

Embora haja um cenário de aumento de casos na Região Metropolitana, segundo o próprio Governo do Estado, Neves tranquilizou os niteroienses ao dizer que atualmente a taxa de ocupação de leitos nas redes pública e privada do município é de 50%.

Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta terça-feira (1º), 357.982 casos confirmados – uma alta de 3.628 casos positivos, quando comparado ao último boletim divulgado ainda na segunda.

Foram contabilizadas 22.683 vidas perdidas por coronavírus (Covid-19) no estado, representando adição de 93 óbitos aos dados do governo estadual. Há ainda 351 óbitos em investigação e 2.326 foram descartados. Entre os casos confirmados, 327.681 pacientes se recuperaram da doença.

Maricá

Maricá apresentou mais de 100 casos nas últimas 24 horas. Foto: Ascom Maricá

Maricá registra, até esta terça-feira (1º), 4.805 casos confirmados por Covid-19. O dado representa uma alta de 134 novos registros quando comparado ao boletim epidemiológico divulgado nesta segunda. O número de 149 óbitos se manteve. Estão curadas da doença 4.424 pessoas e há no momento 109 casos ativos, além de 34 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou cinco óbitos em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira (1º), chegando a 780 no total. 

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 23.803 casos confirmados, 22.301 curados, 88 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 634 em quarentena domiciliar, 780 óbitos confirmados e 30 óbitos em investigação.

Como São Gonçalo segue com risco médio de contaminação pela Covid-19, com cerca de 80% dos leitos ocupados, a Prefeitura decidiu prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 7 de dezembro (segunda-feira). O Decreto foi publicado nesta terça com as mesmas regras de enfrentamento à pandemia do Coronavírus – vigentes desde a última semana.

Brasil

As mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus chegaram a 173.817 no Brasil. Entre segunda (30) e terça (1º), foram registrados 697 novos óbitos. Ainda há 2.163 mortes em investigação.

O número de casos acumulados de Covid-19 atingiu 6.386.787 no país. Em 24 horas, foram registrados 50.909 diagnósticos positivos para a doença.

Os novos dados sobre a pandemia estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada em entrevista coletiva nesta terça-feira. O balanço é formado a partir de informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Ainda conforme a atualização o ministério, há 556.472 pacientes em acompanhamento. Outras 5.656.498 pessoas já se recuperaram da doença.

Em geral, o número de casos é menor aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação pelas secretarias estaduais de saúde. Já às terças-feiras, eles podem subir mais em função do acúmulo de registros.

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *