sábado, 24 de outubro de 2020

Covid-19: Maricá registra quase 3 mil atendimentos

Pacientes com sintomas do novo coronavírus são atendidos nos três polos da cidade. Foto: Evelen Gouvea/Ascom

Os três polos de atendimento montados no Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra, somados, já atenderam 2.899 pessoas. Os três juntos já registraram 768 transferências para uma das três unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita do novo coronavírus: Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, Posto de Saúde Santa Rita, em Itaipuaçu e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã.

Somente no polo central montado no Esporte Clube Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro, 172, entre os dias 06 de abril (dia em que entrou em funcionamento) e 10 de maio foram realizados 1.498 atendimentos, registradas 529 notificações, 106 transferências para as três unidades de saúde e um total de 902 receitas atendidas, ou seja, aquelas receitas prescritas no local e os devidos remédios entregues pela sua farmácia própria. Com isso, o paciente não precisa comprar a medicação.

Quem sentiu os sintomas e rapidamente foi procurar atendimento no polo do Centro, foi o encarregado de obras Jaime Gomes Muliz, de 56 anos. “É uma oscilação muito desagradável. Uma hora parece que estou com febre, a medição no termômetro não constata febre, mas o corpo fica quente. A salivação também está comprometida”, disse Muliz avaliando a estrutura do polo. “A estrutura está bem elaborada e estamos percebendo a preocupação por parte do governo municipal em resolver essa demanda”, concluiu.

Levando sua sogra para ser atendida no mesmo polo, a cabeleireira Luzinete Matos Lisboa, de 53 anos, avaliou positivamente a dinâmica adotada na tenda. “Atendimento excelente. Desde o início do primeiro atendimento e todo o amparo que deram para ela aqui”, apontou. “Tenho fé que tudo isso vai passar”, finalizou.

De acordo com a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira, o objetivo dos polos é o de evitar que pacientes sintomáticos procurem atendimento nas unidades básicas de saúde, não só para evitar as aglomerações, mas também evitar o “cruzamento de fluxo” entre pessoas doentes e pessoas saudáveis, reduzindo a possibilidade de contaminação e aumento dos casos positivos.

“É extremamente positivo que o primeiro atendimento dos casos ocorra nos polos, o que permite uma melhor organização da rede de saúde. Os casos considerados leves suspeitos são informados para as equipes da Atenção Básica, que acompanha a evolução através de contatos telefônicos e visitas domiciliares, quando necessário. Já os casos considerados graves são encaminhados à unidade hospitalar em ambulância, após estabilizado o seu estado clínico no local”, explicou.

Na farmácia própria existente nos três polos, são distribuídos semanalmente uma média de 600 comprimidos de antibióticos, segundo informou o coordenador das farmácias, Anderson Mendes. “Estamos  abastecidos com quadro bem completo para atendimento não só do Covid-19, mas para outras doenças como Rinite e Sinusite. Estamos equipados para dar o primeiro atendimento com um bom suporte. O paciente sai daqui medicado e vai para casa fazer o seu isolamento. Se tiver com suspeita do novo coronavírus, ele dá entrada no hospital para fazer exames e diagnosticar se realmente está com a doença”, explicou.

No Polo de Itaipuaçu, localizado entre as ruas 8 e 9, na esquina com a Rua 34, no período que compreende ao dia 13 de abril (dia do início de sua operação) até o último dia 9 de maio, foram contabilizados 1.141 atendimentos, 367 notificações, 49 transferências e 613 receitas atendidas.

Já o último a ser entregue, o polo de Ponta Negra, situado em um espaço que fica na Rua Capitão José Caetano de Oliveira, desde o início de sua abertura (20) até o último dia 10, foram registrados 260 atendimentos, 108 notificações, 16 transferências e 228 receitas atendidas.

Publicada às 08h40

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