quarta, 20 de janeiro de 2021

Covid-19: Maricá tem novo plano de enfretamento

Prefeito anunciou expansão da rede de atenção hospitalar. Foto: Karina Cruz

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (25), o prefeito de Maricá Fabiano Horta (PT), anunciou que além da expansão da rede de atenção hospitalar, está autorizada a reinstalação da tenda de atendimento em Itaipuaçu para fazer a testagem e o diagnóstico imediato de pacientes.

“É uma dinâmica para intensificar o cuidado do enfrentamento da doença, que não vamos vencer com alarmismo e sim com sensatez e não deixando de enfrentar as questões centrais”, afirmou.

O prefeito no entanto, não informou quando a tenda será montada. Horta que está em isolamento domiciliar depois de ter sido diagnosticado com coronavírus na última quinta-feira (19), fez um pedido para a cidade continuar com as medidas de prevenção a doença.

Fabiano destacou que a prefeitura está tomando medidas necessárias que a cidade precisa para se estruturar.

No mesmo vídeo, o chefe do executivo anunciou que irá se reunir com o Comitê Epidemiológico para discutir as medidas que serão adotadas para enfrentar uma possível “segunda onda”.

Prefeito de Maricá pede para a população continuar com cuidados. Vídeo Via Redes Sociais.

“Queria fazer um pedido para a cidade. Estamos em um momento muito delicado e precisamos intensificar os cuidados de combate ao coronavírus. A obrigatoriedade do uso da máscara, o cuidado com a manipulação de objetos usando sempre álcool em gel nas mãos e lavagem permanente. Estamos perto da vacina que pode estar aí nos próximos meses. Então, esse esforço que a gente fez ao longo desse tempo todo, seja recompensado com o mínimo de vidas que a gente venha a perder e com a máxima a capacidade de se proteger”, disse.

Fake News

Fabiano Horta também fez questão de tranquilizar a população e dizer que estava bem. Ele disse ainda que a saúde estava evoluindo e tratamento sendo bem feito.

“Estão circulando áudios alarmistas dizendo que estou para ser internado. Não tem nada disso e acabei de despachar de casa a dinâmica da prefeitura”, garantiu.

Em um comunicado, a prefeitura também desmentiu boatos que indicava a superlotação do Hospital Municipal Ernesto Che Guevara e a ocorrência de vários óbitos no mesmo dia.

Segundo o comunicado, os dados sobre a pandemia coletados pela Secretaria de Saúde, divulgados diariamente há mais de quatro meses pela Prefeitura, apontam para uma condição de estabilidade da pandemia na cidade. Diferente do ocorrido na Região Metropolitana II e na cidade do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o comunicado, a taxa de ocupação média semanal de leitos de Covid-19 nos dois hospitais da cidade igualmente confirma a estabilidade. Nesta semana, a taxa média calculada a partir dos mapas de controle dos hospitais Conde Modesto Leal e Che Guevara foi de 61%.

Por fim, o comunicado ressaltou que o município vem mantendo o estágio Amarelo 2 há mais de um mês e tem liberado diversas atividades dentro desse estágio sem que isso tenha se refletido em um aumento de casos na cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *