segunda, 19 de outubro de 2020

Covid-19: Maricá teve 12 novos registros nas últimas 24 horas

Com isso, o município atingiu a marca de 325 casos da Covid-19 até a noite deste domingo (31). Foto: Ascom Maricá

Maricá teve 12 novos registros de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o município atingiu a marca de 325 casos da Covid-19 até a noite deste domingo (31).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 70 pacientes já foram curados da doença, enquanto 31 pessoas morreram por complicações do vírus.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, 254 casos ainda são considerados como suspeitos. Outros 298 casos já foram descartados.

Nota técnica

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, baseada na Nota Técnica – SVS/SES-RJ Nº 28/2020, vinda da Secretaria Estadual de Saúde, esclareceu a nova metodologia adotada para a divulgação de casos confirmados do Novo Coronavírus no Município de Maricá neste domingo (31).

Serão considerados como casos confirmados para fins de notificação o caso suspeito de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave que tiver resultado positivo por Biologia Molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARSCoV-2) ou por Exame Imunológico (teste rápido ou sorologia clássica para detecção de anticorpos) ou quando atender a critérios clínicos-epidemiológicos.

“Para a detecção do vírus SARS-CoV-2 por Biologia Molecular RT-PCR, a coleta de amostras deve ser realizada quando o paciente está na fase aguda da infecção, preferencialmente do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas, podendo ser realizada até o 10º dia”, diz trecho da nota.

Segundo o documento, após o 7º dia de aparecimento dos sintomas a sensibilidade de metodologia diminui significativamente, não sendo recomendável a coleta fora desse período, ficando a cargo da equipe médica e Vigilância Epidemiológica local avaliar a necessidade da coleta ou não, trata-se de um exame que precisará ser processado pelo Laboratório Lacen Maricá, para se obter o resultado após alguns dias.

Por sua vez os testes rápidos, imunocromatográficos, devem ser aplicados em pessoas cujos sintomas compatíveis com Síndrome Gripal tenham se iniciado a mais de 8 dias.

“São dispositivos de uso do profissional de saúde, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos, e podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele)”, continua a nota.

Testes positivos indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus ou que já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo). Por isso deverá ser interpretado por um profissional de saúde, que orientará as ações que deverão ser adotadas pelo paciente, explica a Prefeitura.

O Executivo, através da Secretaria de Saúde, ressalta que adquiriu no inicio de abril os primeiros testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) e que veio se antecipando a esse mapeamento da população.

“No primeiro momento esses testes foram voltados aos profissionais da saúde da rede do Município, pacientes hospitalizados e idosos, obedecendo a critérios da própria secretaria de Estado e do Ministério da Saúde, através da Nota Informativa nº 02/2020- SAPS/MS e Nota Técnica nº 04/2020-SAPS/MS”, esclarece.

A Prefeitura também conta que a Vigilância Epidemiológica depois das recentes orientações e de atualizações na Plataforma de Notificações e-Sus, nas últimas semanas, passa atribuir os resultados dos testes rápidos as notificações, e adicionar esses resultados aos casos confirmados divulgados nos meios de comunicação.

“Portanto Maricá terá um acréscimo significativo nas próximas semanas de casos confirmados, que foram realizados desde abril e que agora puderam ser notificados, com a autorização da Secretaria Estadual de Saúde e da Plataforma e-Sus, do governo federal”, enfatiza.

A Secretaria de Saúde também informa que a partir desta segunda (1º) estará disponibilizando nos Polos de Atendimento, conforme avaliação e critérios médicos, os Testes Rápidos e os testes de biologia Molecular (RT-PCR), visando assim a identificação do Novo Coronavírus (Covid-19) e seu mapeamento na população maricaense.

Publicado às 21h26.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *