segunda, 25 de janeiro de 2021

Covid-19: Niterói seguirá prazos do Governo Federal para vacinar

Covid-19, coronavírus, vacina, imunização, seringa
Niterói fechou acordo para aquisição de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac com o Instituto Butantan. Foto: Pedro Conforte

Apesar de Niterói declarar estar pronta para iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19, o município aguarda ainda os desdobramentos envolvendo o Ministério da Saúde e Instituto Butantan para a liberação. Inicialmente a prefeitura havia divulgado, inclusive, intenção de comprar 1,1 milhão de doses com previsão de vacinar até o final de janeiro, mas a decisão já não está nas mãos do município, a considerar a Medida Provisória lançada pelo Governo Federal nesta quinta-feira (7), portanto ainda não há previsão para início da campanha.

Editada pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) simplificou os processos de aquisição de vacinas, insumos, logística, tecnologia da informação e comunicação, além de treinamentos destinados à vacinação contra a Covid-19.

Segundo a normativa, que tem força de lei, a aplicação dos imunizantes deverá seguir o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde. O início da vacinação ocorrerá após a autorização temporária de uso emergencial ou o registro de vacinas concedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A MP permite que a Anvisa conceda autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de vacinas contra a Covid-19, materiais, medicamentos ou insumos, se o material tiver sido registrado e autorizado para distribuição por, no mínimo, uma das seguintes autoridades internacionais, em seus respectivos países.

A Prefeitura de Niterói assinou em dezembro um memorando de intenções com o Butantan para compra de 1,1 milhão de doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói considera que as doses são suficientes para imunizar toda a população da cidade, de mais de 500 mil habitantes.

O município conta com 54 salas de vacina nas unidades do Programa Médico de Família (PMF), policlínicas e unidades básicas de saúde, além de uma unidade de vacinação no modelo de drive thru.

A vacinação também poderá ser agendada através do aplicativo Dados do Bem, já utilizado pelo município para a marcação de testes rápidos de Covid-19 pelo sistema de drive thru. Niterói já testou mais de 150 mil pessoas durante a pandemia.

Maricá

Em Maricá a prefeitura apelou pela manutenção do acordo para aquisição de 440 mil doses com o instituto. Foto: Arquivo

Após a medida do Governo Federal, a Prefeitura de Maricá informou que em função da urgência de vacinação da população contra a Covid-19, o município manterá a intenção de compra imediata das 440 mil doses da vacina Coronavac junto ao Instituto Butantan a despeito da cláusula de exclusividade alegada pelo Ministério da Saúde para ter acesso e controle a toda a produção.

Segundo a prefeitura, o enfrentamento ao vírus da Covid-19 é uma responsabilidade federativa do Estado brasileiro que deve contar com todos os esforços possíveis para preservar a vida.

Ainda de acordo com o Executivo municipal, como o ritmo da pandemia não segue o compasso das ações federais, a Prefeitura, que está preparada e tem as condições de realização, espera que a exclusividade não a impeça de cumprir seu compromisso de imunizar, o quanto antes, a população da cidade.

As prefeituras de Niterói e Maricá, no entanto, ainda não informaram se pretendem recorrer juridicamente para garantir as doses previstas em acordos de intenções.

A Prefeitura de Niterói esclareceu ainda que nenhum valor foi gasto para garantir a aquisição das vacinas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *