quarta, 27 de janeiro de 2021

Covid-19: Niterói tem mais de 80% das UTIs particulares ocupadas

Na rede particular 213 leitos já estão ocupados. Foto: EBC

O número de leitos ocupados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais particulares de Niterói chegou a 81% nesta terça-feira (15), segundo levantamento do Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casas de Saúde (SINDHLESTE). Em 15 dias, o salto foi de 18% da taxa de ocupação dos espaços reservados para atender pacientes com sintomas de Covid-19.

De acordo com o boletim semanal do sindicato, ao todo, são 213 leitos de UTI privados sendo utilizados na cidade. Os dados refletem a ocupação atualizada de dez unidades particulares. Restam, em média, 50 leitos ainda disponíveis para atender a demanda.

A taxa de ocupação de quartos ocupados nos hospitais e clínicas de Niterói é ainda maior, chegando a 93%. Segundo o levantamento, atualmente 262 pacientes estão internados nos espaços exclusivos para Covid-19.

Os últimos dados revelados pela Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, na segunda-feira (14), mostravam que o município já registra, ao todo, 19.380 casos confirmados da doença, com 150 hospitalizados na rede. O número de recuperados da Covid-19 atingiu 18.518 pacientes.

Já em relação ao número de óbitos, Niterói já tem registrado 564 vítimas fatais da doença desde o início da pandemia. Em 15 dias, o salto foi de 34 mortes, pouco mais de dois registros por dia. A partir desta terça-feira (15), o município decretou luto oficial por três dias, pela morte do vereador eleito Carlos Roberto Boechat (PDT) e de todas as vítimas de Covid-19.

São Gonçalo

O levantamento semanal do sindicato abrange também unidades de São Gonçalo. Nesta terça-feira (15), contabilizando dados de três hospitais particulares do município, a taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para a Covid-19 atingiu 79%, com 53 espaços ocupados.

Já o número de quartos hospitalares sendo utilizados exclusivamente para o tratamento de pacientes com sintomas da doença chegou a 45 — o que representa 51% da ocupação.

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo, 80 pacientes estão hospitalizados apenas na rede pública municipal de Saúde. A cidade voltou a registrar alta de óbitos por Covid-19 nos últimos 15 dias. Foram 97 vítimas fatais da doença em duas semanas.

Somente nesta terça-feira (15), 15 novas mortes foram registradas, chegando a 877 no total. Entretanto, de acordo com a Prefeitura, alguns óbitos lançados neste boletim são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo contabiliza 27.353 casos confirmados da doença, com 25.513 registros de pacientes recuperados. Há ainda 52 óbitos em investigação.

Estado

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registra, até esta terça-feira (15), 391.350 casos confirmados e 23.887 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 446 óbitos em investigação. Entre os casos confirmados, 361.293 pacientes se recuperaram da doença.

A SES esclareceu ainda que os 147 óbitos divulgados nesta terça-feira não aconteceram todos nas últimas 24 horas, mas sim ocorreram entre as semanas epidemiológicas 45 a 50.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *