terça, 24 de novembro de 2020

Covid-19: Rio atinge 100 mil casos e alerta para praias cheias

Praia do Leme movimentada nesta sexta-feira (25). Foto: Pedro Conforte

Enquanto o estado do Rio se aproxima de 20 mil óbitos e Capital atinge mais de 100 mil contaminados pela Covid-19, cariocas aproveitaram a sexta-feira (25) na praia. Ainda de tarde as areias das orlas da Zona Sul estavam repletas de banhistas que curtiram o calor e o mar sem qualquer restrição.

As praias movimentadas no Leme, Copacabana e Ipanema foram ocupadas por banhistas com cangas e cadeiras, além de praticantes de esportes em grupo, como altinha por exemplo. Além do não uso de máscara, cada vez mais comum na orla carioca.

Apesar das aglomerações e ausência de máscaras, a Prefeitura do Rio garante a aplicação de multa para quem desrespeitar as regras.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal mantém ações diárias de patrulhamento e de fiscalização do trânsito e das infrações sanitárias em toda a cidade, incluindo as praias que contam aos finais de semana com reforço de 81 agentes atuando na orla, além do efetivo regular de 190 guardas nas zonas Sul e Oeste da cidade. Os agentes são responsáveis por fiscalizar posturas municipais nas praias, o estacionamento irregular.

Ainda de acordo com a prefeitura, entre os dias 5 de junho e 24 de setembro, a GM registrou 7.865 multas sanitárias, sendo 6.388 (81,22%) pela falta do uso de máscaras e 402 por aglomeração em estabelecimentos e em via pública. Do total geral, 1.772 autuações foram aplicadas pelo SubGrupamento de Operações de Praia, que atua no patrulhamento da faixa de areia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados até essa sexta-feira (25), 18.166 óbitos em todo o estado. Ainda há 495 mortes em investigação e 364 casos foram resgatados.

Com previsão para um final de semana com mais calor e sol, a tendência é de praias cheias, apesar da pandemia. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a temperatura máxima para este sábado (26) será de 30 graus e poucas nuvens. Já no domingo (27), o calor deve aumentar fica ainda mais e a temperatura deve alcançar os 36 graus.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *