
Enquanto o estado do Rio se aproxima de 20 mil óbitos e Capital atinge mais de 100 mil contaminados pela Covid-19, cariocas aproveitaram a sexta-feira (25) na praia. Ainda de tarde as areias das orlas da Zona Sul estavam repletas de banhistas que curtiram o calor e o mar sem qualquer restrição.
As praias movimentadas no Leme, Copacabana e Ipanema foram ocupadas por banhistas com cangas e cadeiras, além de praticantes de esportes em grupo, como altinha por exemplo. Além do não uso de máscara, cada vez mais comum na orla carioca.
Apesar das aglomerações e ausência de máscaras, a Prefeitura do Rio garante a aplicação de multa para quem desrespeitar as regras.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal mantém ações diárias de patrulhamento e de fiscalização do trânsito e das infrações sanitárias em toda a cidade, incluindo as praias que contam aos finais de semana com reforço de 81 agentes atuando na orla, além do efetivo regular de 190 guardas nas zonas Sul e Oeste da cidade. Os agentes são responsáveis por fiscalizar posturas municipais nas praias, o estacionamento irregular.
Ainda de acordo com a prefeitura, entre os dias 5 de junho e 24 de setembro, a GM registrou 7.865 multas sanitárias, sendo 6.388 (81,22%) pela falta do uso de máscaras e 402 por aglomeração em estabelecimentos e em via pública. Do total geral, 1.772 autuações foram aplicadas pelo SubGrupamento de Operações de Praia, que atua no patrulhamento da faixa de areia.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados até essa sexta-feira (25), 18.166 óbitos em todo o estado. Ainda há 495 mortes em investigação e 364 casos foram resgatados.
Com previsão para um final de semana com mais calor e sol, a tendência é de praias cheias, apesar da pandemia. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a temperatura máxima para este sábado (26) será de 30 graus e poucas nuvens. Já no domingo (27), o calor deve aumentar fica ainda mais e a temperatura deve alcançar os 36 graus.