quinta, 21 de janeiro de 2021

Criança tem alta após 12 dias no CTI com Covid-19 em Niterói

Um menino de 11 anos, que passou 12 dias  internado – em estado grave com Covid-19 – no CTI do Hospital Getulinho, no Fonseca, em Niterói se recuperou e teve alta nesta quinta-feira (4). A prefeitura divulgou neste sábado (6) as imagens do jovem João Gabriel Ribeiro saindo da unidade médica. A cidade chegou a 2.034 pessoas completamente recuperadas do coronavírus.

A médica Roberta de Mattos, uma das responsáveis pelo paciente, explica que o menino chegou com um quadro muito grave e precisou de cuidados intensivos desde o primeiro atendimento. Ele ficou entubado por cinco dias.

“O João chegou com fortes dores abdominais, diarreia e vômito, e precisou ser entubado imediatamente. Pela gravidade do caso, ele tinha grandes chances de evoluir para óbito, mas com as medicações que fizemos e o suporte que foi dado pelo hospital, o paciente evoluiu muito bem e volta para casa recuperado”, detalhou a médica.

A mãe de João, Marcelly Ribeiro, contou que foram dias de angústia e agradeceu a equipe pela assistência prestada ao filho.

“Nunca pensei que fosse passar por isso, ver meu filho nessa situação, entre a vida e a morte, foi terrível. O pior momento para mim foi quando ele teve que ser entubado e eu não conseguia mais falar com ele por causa do coma induzido. Mas agora veio o alívio e graças a essa equipe maravilhosa e toda a estrutura que foi disponibilizada, meu filho venceu. Muita gratidão por cada profissional que salvou a vida do meu pequeno”, agradeceu a mãe.

O Hospital Getulinho, que está na linha de frente no atendimento das crianças que desenvolvem a doença na cidade, conta com 20 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 10 com estrutura de terapia intensiva e respiradores.

De acordo com a diretora da unidade, Elaine Lopez, o cuidado com as crianças deve ser redobrado, já que mesmo em casos leves – que ocorrem na maioria das vezes – elas são potenciais transmissoras. Ainda segundo a diretora, apesar de rara, a Covid-19 pode desenvolver a forma grave nesses pacientes e evoluir para complicações importantes.

Casos de Covid-19

Niterói registrou neste sábado (6) 47 novos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Agora, a cidade contabiliza  3.514 casos confirmados de Covid-19. Destes, 2.034 estão recuperados, 1.221 estão em isolamento domiciliar e são acompanhados.

Além disso, a cidade confirmou mais três mortes causadas pelo coronavírus, chegado neste sábado a 137 mortes causadas pelo Covid-19.

Publicada às 21h05

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *