domingo, 25 de outubro de 2020

Crivella instala tomógrafo em bairro com 41 mortes por Covid-19

Equipamento vai atender Bangu, na zona oeste da capital flumense. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo  Crivella, anunciou hoje (9), a instalação de mais um tomógrafo de alta precisão em áreas vulneráveis e que registram os maiores índices de casos confirmados de pacientes com infecção pelo novo coronavírus (covid-19). O equipamento foi instalado na Policlínica Guilherme da Silveira, em Bangu.

O bairro é o terceiro na capital fluminense em número de mortes pela doença, com 41 óbitos, ficando atrás de Copacabana, na zona sul, com 66 mortes e Campo Grande, também na zona oeste, com 56 vítimas. Crivella implantou ontem (8) o fechamento parcial no calçadão de Bangu, devido às aglomerações. Campo Grande, no dia anterior também teve o calçadão isolado parcialmente pela mesma razão.   

Diagnóstico precoce

Com a tomografia é possível ter o diagnóstico precoce da doença. E o investimento que a prefeitura faz em novos  equipamentos é uma ação inédita, que coloca o Rio de Janeiro entre os lugares no mundo com o maior número de tomógrafos novos e modernos à disposição da população na rede pública de saúde. 

De acordo com Crivella, “esses tomógrafos são máquinas de salvar vidas. Com o diagnóstico no início, os médicos poderão iniciar o tratamento necessário imediatamente. Isso é o mais importante para evitar óbitos e internações em UTI [unidade de terapia intensiva]”,  explicou. 

O prefeito disse ainda que hoje, em muitos lugares, quem apresenta baixo oxigênio ou sintomas mais graves, sem a tomografia, vai para casa e aguarda a agravação do caso.“ Com tomógrafo perto de casa, vamos ter leitos para que as essas pessoas possam ficar em observação e receber tratamento imediato”, disse Crivella.

Fonte: Agência Brasil

Publicada às 13h27.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *