sábado, 24 de outubro de 2020

De volta ao caos

Aulas, Escola, Trânsito
Pais e responsáveis complicaram trânsito pela manhã (Foto: Ibici Silva)

Irregularidades no trânsito marcaram a volta às aulas em Niterói nesta segunda-feira (4). Durante a entrada e saída dos alunos dos colégios, motoristas tiveram que lidar com pais e responsáveis parando em fila dupla nas ruas, deixando carros atravessados na pista e estacionando irregularmente.

Em Icaraí, por exemplo, mesmo com a um agente da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) circulando pelo quarteirão de um colégio particular, não foi suficiente para pais respeitaram as sinalizações de trânsito. De acordo com o comerciante local, Iran Pires, o primeiro dia de aula é sempre caótico.

“Acho que é porque os pais dos alunos novos ainda não tiveram tempo de matricular no transporte escolar e dirigir fica insuportável, é melhor vir a pé do que de carro. Entre 7h e 8h e 11h30 e 12h30, eu não aconselho ninguém a passar por aqui”, afirmou.

O funcionário de um estacionamento em frente à instituição de ensino, que preferiu não se identificar, afirmou que na manhã desta segunda-feira o local precisou rejeitar carros para estacionarem.

“Temos 84 vagas e tivemos mais de 200 carros querendo estacionar. Aí começam as barbeiragens, colocam o pisca alerta e fazem o que bem entendem”, disse.

No Fonseca, o trânsito na Alameda São Boaventura, no sentido Centro, ficou intenso por toda a manhã. Na frente de um colégio na região, era possível flagrar transporte escolar parado em cima da calçada e atrapalhando a passagem de pedestres.

infração, escolar, aulas
Até carro parado no meio pista foi flagrado (Foto: Ibici Silva)

Conscientização

A Nittrans começou, na sexta-feira (2), a campanha “Volta às aulas – Travessia segura”, que tem como objetivo conscientizar e orientar estudantes, pais, professores e população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança própria e de todos.  

O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, explicou como está sendo desenvolvida a campanha.

“Vamos orientar pais e alunos nas escolas públicas e privadas de Niterói e em seu entorno sobre os cuidados na hora de atravessar a rua, o uso correto do cinto de segurança, os equipamentos de proteção para motociclistas – muitos estudantes são transportados pelos responsáveis em motocicletas –, sobre a proibição do uso do celular ao volante e como identificar se o transporte escolar das crianças e jovens é seguro e legalizado”, afirmou.

A campanha conta com distribuição de material didático para os estudantes e seus responsáveis, nas portas das escolas, visita guiada ao Centro de Controle Operacional (CCO), onde o trânsito da cidade é monitorado, distribuição de material informativo sobre trânsito, com foco na recorrente irregularidade da formação de fila dupla nas portas das escolas no momento do embarque e desembarque dos estudantes.

A autarquia também informou que a partir do mapeamento de escolas localizadas em regiões da cidade com maior incidência de acidentes de trânsito, realizará abordagem didática a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com distribuição de material educativo no Centro, no Fonseca, em Icaraí, em Itaipu e em São Francisco.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *