domingo, 20 de setembro de 2020

Defesa Civil alerta para risco de afogamento em Maricá

Praia da Barra de Maricá nesta sexta-feira (4). Foto: Ibici Silva

Apesar do banho de sol e de mar continuar proibido devido ao período de isolamento social para evitar a contaminação do novo coronavírus, os dias ensolarados têm feito a população desrespeitar o decreto municipal em Maricá. No último fim de semana (28 e 29), as praias ficaram cheias e, devido ao feriadão do Dia da Independência (7), especialistas alertam para os riscos de afogamento.

No início de agosto, duas crianças chamaram a atenção para o tema após terem se afogado na Praia de Itaipuaçu. Elas brincavam na areia quando foram arrastadas pelo mar e precisaram ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para hospitais em que ficaram internadas até receberem alta.

De acordo com agentes da Defesa Civil, o mar de Maricá tem a característica de ondas médias e grandes, que podem atingir até mesmo as pessoas que estiverem na faixa de areia. Os pais devem redobrar a atenção quando estiverem com crianças.

“Para minimizar os riscos de afogamento é importante avaliar as características do mar, verificar as ondas, se estão próximas ou não. Costumamos alertar os pais e informar que a distância segura de uma criança em uma praia é a de um braço para caso aconteça alguma coisa o adulto possa socorrer rapidamente”, contou o agente da Defesa Civil e instrutor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Rodrigo Cooperman. 

Praia da Barra de Maricá com poucos frequentadores. Foto: Ibici Silva

De acordo com a mãe das crianças que foram vítimas do afogamento, a técnica de enfermagem Taiane Pereira, de 29 anos, ela passou por um momento de pânico ao saber que seus filhos tinham se afogado quando brincavam na praia. 

“Eu senti uma sensação de medo, dor e impotência ao saber que eles se afogaram enquanto brincavam na areia. De acordo com o pai deles, veio uma onda e arrastou os dois – minha filha conseguiu sair, mas voltou para tentar salvar o irmão e acabou se afogando”, contou.  

Outra orientação da Defesa Civil para evitar o risco é tomar cuidado ao tirar fotos ou fazer brincadeiras na faixa de areia próximo ao mar.

“Quando forem fazer uma selfie, nunca deem as costas para o mar, observe a sincronia de ondas. Sempre, ao se aproximar, avalie se a onda não pode chegar até você. Brincadeiras com crianças também devem ser evitadas próximo à água. A distância segura é aquela que a onda não possa te atingir. Lembramos que é a natureza e não há como prever”, finalizou o agente. 

Previsão do tempo

O feriadão será de sol, com poucas nuvens e sem previsão de chuva em Maricá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Neste sábado (5), a temperatura varia entre 19ºC e 26ºC, com poucas nuvens pela manhã e céu descoberto no período da tarde e noite.

Já no domingo (6) e segunda (7), feriado da Independência, a temperatura varia entre 18ºC e 33ºC. Os ventos serão fracos e o céu terá poucas nuvens.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *