Voluntários passaram por dois meses de capacitação. Foto: Defesa Civil de SG/Arquivo

Com o objetivo de criar núcleos de auxílio em situações de calamidade pública, a Defesa Civil de São Gonçalo abriu inscrições para a nova turma de voluntários.

As inscrições serão aceitas até o dia 2 de agosto, quando também acontece a aula inaugural, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Boa Vista.

Para se inscrever basta comparecer à sede da Defesa Civil, na Secretaria de Saúde, das 10h às 16h, munido de documentos de identificação. A capacitação também é aberta a moradores de outros municípios.

Com aulas gratuitas e dois meses de duração, o projeto capacita, para situações de risco e calamidades públicas, líderes comunitários e profissionais de diversas áreas.

Entre os módulos do curso, os voluntários aprenderão sobre: noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar, incluindo ainda aulas práticas.

Em São Gonçalo, além dos funcionários efetivos, hoje a Defesa Civil conta com mais de 300 voluntários que auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento. Para o secretário de Defesa Civil, Antônio Haag, um voluntário pode salvar muitas vidas.

“Temos inúmeros casos de voluntários que são líderes comunitários e nos auxiliam em situações de desastres, informando a comunidade, levando os moradores para lugares seguros. A ideia é termos multiplicadores. Um voluntário pode salvar muitas vidas” , afirmou.

Serviço

Secretaria de Saúde 

São Gonçalo Shopping 

Avenida Boa Vista, 100, Estacionamento G2

Informações: (21) 2601-0199

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *