quarta, 27 de janeiro de 2021

Desabamento no calçadão da orla de São Francisco em Niterói

De acordo com moradores, o calçadão cedeu na última sexta-feira (10). Foto: Plantão Enfoco

Um trecho do calçadão da Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, cedeu na altura da Praça do Rádio Amador e virou motivo de preocupação para pedestres na região. Segundo moradores do bairro, o incidente teria acontecido na última sexta-feira (10) quando a orla foi acometida pela maré alta, atingindo inclusive quiosques na areia, além de demais pontos da região.

“Na quinta e sexta-feira a maré encheu muito e invadiu até quiosques aqui da praia. Ali em Jurujuba algumas casas e quintais encheram por conta disso. Aqui na frente não tem muitas pedras como no lado, acredito que por isso tenha acontecido isso”, relatou um visitante da Praça Rádio Amador, que preferiu não se identificar.

Equipes das Secretarias Municipais de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e de Defesa Civil estiveram no local por volta de 16h desta segunda-feira (13) realizando avaliação da área.

A Seconser informou que o problema foi ocasionado em virtude das últimas ressacas registradas na cidade, e que será feito o isolamento do local. Nesta terça (14), será iniciado o serviço de recuperação da área.     

Ressaca

Desde os primeiros dias de abril, a Marinha do Brasil emitiu alertas de ressaca com ondas podendo chegar a até 3,5 metros em toda a faixa litorânea do estado, incluindo praias de Niterói.

De acordo com a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, em seu último boletim divulgado na última quarta (8), o município voltaria a apresentar o fenômeno entre os dias 9 (quinta) à noite e o dia 11 (sábado) pela manhã.

Relembre

Em 2016, parte da orla da Praia de Piratininga, também foi destruída por conta das fortes ondas que atingiram a região. Na época, trecho da calçada foi danificado com o impacto da onda e a Defesa Civil Municipal precisou interditar o local.

Cinco anos antes, ainda 2011, uma outra forte ressaca também provocou estragos na Praia das Flechas, na divisa dos bairros do Ingá e de Icaraí. A mureta de proteção, a calçada e o asfalto do trecho foram danificados devido à força da natureza. Mesmo com o susto, não houve feridos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

10 thoughts on “Desabamento no calçadão da orla de São Francisco em Niterói

  1. Aqii em PIRATININGA, a calcada . ja estar ao longo de varios anos destruida. Prefeitura. e outros , elaboram estudos e projetos, . mas nunca nada fazem, ! A beleza. Os moradores. Turismo. e. Comerciantes frequentadores da praia, ficam duramente. Preujudicados .! Ate quando teremos alguma obra. Ou solucao. !!!!!!!!! ???

  2. Caro Sr. Antônio Felipe. Se local relatado está a vários anos destruído e nenhuma providência foi tomada, imagina agora com corona vírus. Lamento colega. Com um pouco de sorte caso a eleição seja adiada, talvez seu bairro seja contemplado como vitrine. Abraço..

  3. Boa Noite. Sr. Breno Maciel. Apreciei . sua ponderacao. . Mas que lhe digo. e que nos Bairros. Icarai. S francisco . Inga. . itacoatiara. Camboinhas. Obras. Sao logo refeitas. Porque .piratininga. Tem de ser o Pato feio da cidade. Pagamos. IPTU. ALTISSIMO. Por isso . minha reinvidicacoes. .alias quem nao chora . nao mama. Quem nao aparece ” nao e lembrado . ok. 1 abraco

  4. Gente isso aí já esperado a muito tempo ,o homem foi aterrando o que não pertence a ele e sim a natureza . Agora o Mar a natureza já esta tomando o que é lhe direito .

  5. Essa praça, está muito sacrificada.
    Na verdade, o que pode ter ocorrido é que os eventos que estão acontecendo alí, com a instalação de equipamentos pesados, estaqueamento, para tencionar palcos entre outos…
    Aquela praça, está largada.
    Sem a minima manutenção, como por exemplo, o gramado, bancos, piso irregular, reduto de drogados, que fazem até comida, em fogo improvisado…

  6. Agora a desculpa e Corona.
    Olha quanto tempo desabou p calçadão de Piratininga.
    Neste caso é mesmo abandono do poder público.
    Teve muito tempo para recuperar.

  7. para mandar um vidio moradores de rua dormindo na calçada da rua Luis Leopoldo Pinheiro ao lado do banco

  8. O que esperar de um Prefeito envolvido até o pescoço com corrupção? Basta fazer pesquisas e ver as empresas que ele trabalha em conjunto. Todas envolvidas em escândalos de Corrupção. Niterói tem que afastar os Esquerdistas da Política Urgente!

  9. Esse local em São Francisco, já é conhecido de todos os moradores por muitos e muitos anos isso acontece exatamente no mesmo local, por causa da ressaca ou porque as obras não estão sendo bem executadas por engenheiro competente. Eu morei no bairro de São Francisco por 15 anos e hoje moro no bairro da Charitas a 8 anos e sempre caminho quase todos os dias nessa calçadão e sempre aconteceu nesse mesmo lugar o calçadão sem cede e cai nesse mesmo lugar. É lamentável que isso aconteça em um mesmo lugar por vários anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *