Cidades

Despejo irregular na Lagoa de Piratininga

 Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais. Foto: Ascom Niterói
Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais. Foto: Ascom Niterói

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizaram, nesta quinta-feira (23), uma vistoria na Lagoa de Piratininga após relatos de mau cheiro na água. A Secretaria do Estado do Ambiente e a concessionária Águas de Niterói, que também participaram da operação, ao lado da Administração Regional da Região Oceânica, identificaram o despejo irregular de efluente gorduroso no espelho d'água.

Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais para minimizar os impactos no meio ambiente, especialmente em caso de chuva forte. As autoridades ambientais investigam a origem do despejo irregular. Os responsáveis poderão ser multados.

Se Liga

Desde 2015 o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura e a Águas de Niterói, realiza o projeto "Se Liga", que verifica a ligação regular na rede coletora de esgoto em cada residência. A ligação de esgoto à rede coletora é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Segundo o Inea, mais de 22 mil visitas em residências já foram feitas na cidade.

< Desabamento em escola de São Gonçalo Resgate de animais silvestres aumenta mais de 63% em Niterói <