quinta, 28 de janeiro de 2021

Despejo irregular na Lagoa de Piratininga

 Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais. Foto: Ascom Niterói
Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais. Foto: Ascom Niterói

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade realizaram, nesta quinta-feira (23), uma vistoria na Lagoa de Piratininga após relatos de mau cheiro na água. A Secretaria do Estado do Ambiente e a concessionária Águas de Niterói, que também participaram da operação, ao lado da Administração Regional da Região Oceânica, identificaram o despejo irregular de efluente gorduroso no espelho d’água.

Equipes da concessionária fizeram a sucção do resíduo acumulado na saída da galeria de águas pluviais para minimizar os impactos no meio ambiente, especialmente em caso de chuva forte. As autoridades ambientais investigam a origem do despejo irregular. Os responsáveis poderão ser multados.

Se Liga

Desde 2015 o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura e a Águas de Niterói, realiza o projeto “Se Liga”, que verifica a ligação regular na rede coletora de esgoto em cada residência. A ligação de esgoto à rede coletora é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Segundo o Inea, mais de 22 mil visitas em residências já foram feitas na cidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

7 thoughts on “Despejo irregular na Lagoa de Piratininga

  1. Tem que verificar se esses restaurantes e quiosques estão jogando seus restos de comida e frituras nos esgotos.?

  2. Esse número de “mais de 22 mil visitas”, dá uma média de 10 visitas por dia.
    Quantos fiscais existem nesse órgão????
    Parece que são preguiçosos, ou coniventes.

  3. Lamentável deixar a Lagoa de Piratininga nesse estado… outro assunto: aqui na Av Sete tem um Prédio nunca usado, de 3 ou 4 andares que, segundo comentários encontra-se totalmente preparado para funcionamento de um Hospital, carente na região. A nossa Prefeitura, dizem ser a que mais arrecada “roialtys” de Petróleo do Estado, poderia pensar em colocá-lo em funcionamento e/ou extender a estrutura do PAM Mario Monteiro…

  4. Só não entendo o porquê do “Os responsáveis poderão ser multados”! Se o infrator, mau cidadão, é identificado, MULTA NÊLE!

  5. Kkkk sem comentários estou um tempo já em piratininga e não vejo ninguém fiscalizando nada esgoto caindo direto na lagoa um descaso total sinceramente não acho que vai mudar cada ano só piora muito triste.

  6. É pra rir? Piratininga é a terra do tudo pode. Uma quantidade absurda de botecos irregularidades em ruas residenciais despejando dejetos diariamente. A gente cansa de denunciar mas o digníssimo secretário da R.O. nada faz. Conivência total! Sem contar com os moradores porquinhos que também despejam esgoto, lixo, eletrodomésticos quebrados, entulho dos puxadinhos… Inúmeras construções irregulares crescem a cada dia e a SMF e a SMU nunca nada fazem pra resolver uma coisa tão simples. Fica claro que como tudo nesse país vale a lei do pagou levou para um bom entendedor um pingo é letra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *