Detran disponibilizará licenciamento anual de veículos de forma digital

Mais de um milhão poderão acessar o documento em celulares. Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (3) mais de um milhão de proprietários de veículos do Estado do Rio poderão baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital de 2020 em seus aparelhos celulares ou tablets.

A versão digital do documento, válida em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser acessada em até 5 dispositivos. Além disso, quem quiser ter o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa.

“Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, frisa o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

Apenas os proprietários que tiverem quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder) conseguirão fazer o download do documento.

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, no link. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

Veja o passo a passo para obter o CRLV Digital:

1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular

2. Cadastre o usuário

– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br 

3. Baixe o CRLV Digital

– Faça o login
– Selecione “Veículos”
– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital 

Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.

Outro ponto importante é que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.

Publicada às 8h10

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

10 thoughts on “Detran disponibilizará licenciamento anual de veículos de forma digital

  1. Boa noite, minha CNH está vencendo dia 11 proximo, como fazer pra renovaçao

  2. O título da matéria leva o leitor a entender que é possível licenciamento de qualquer veículo sem ir ao Detran, mais na verdade fala da emissão do documento do veículo pelo aplicativo, título no mínimo adulterado para conseguir mais acessos.

  3. no meu caso eu quero licenciar e transferir para o meu nome e antes o licenciamento já saia com o valor de transferência nesse app eu consigo assim

  4. Muito bom, só assim evitarei de comparecer ao Detran. Maravilha ! Abraços Marlon.

  5. Pena que só no RJ.
    Deveria ser todo o Brasil.
    Já paguei IPVA, DPVAT 2020 e até esse momento não recebi meus documentos.
    Sou de Além Paraíba- MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *