sábado, 19 de setembro de 2020

Detran reabre mais 42 unidades este mês

Mais 42 unidades serão reabertas neste mês. Foto: Arquivo/Detran.RJ

Em continuidade ao plano de retorno gradual das atividades, o Detran do Rio vai reabrir mais 42 unidades este mês: 12 CIRETRANs (Circunscrição Regional de Trânsito), 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com esta ampliação, que só foi possível com a melhoria do quadro de contágio na maior parte do estado, o departamento sobe para 192 postos já em funcionamento, entre serviços de registro de veículos, habilitação e identificação civil.

A partir desta terça-feira (8), a oferta de vagas para licenciamento anual vai aumentar 40% e na quarta-feira (9), voltam a realizar atendimento as Ciretrans de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias. No dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.

Nas Ciretrans é possível tirar dúvidas sobre procedimentos do Departamento, realizar o licenciamento anual (emissão do CRLV), fazer a comunicação de venda de veículos e abrir processos administrativos. Nessas unidades também existe um protocolo geral, onde é possível abrir todos os processos administrativos do órgão, sem que o usuário precise se deslocar até o prédio sede, como por exemplo: remarcação e cadastro de motor, remarcação de chassi, isenção e devolução de taxas, transferência de propriedade dos casos onde há necessidade de procedimento específico(como inventário, divergência de dados cadastrais e outros), cancelamento de comunicação de venda, retificação de informações da CNH, solicitação de perícia médica(PCD), solicitação do seguro DPVAT, suspensão de CNH e requerimentos de multa, defesa e recursos.

As unidades de Nova Friburgo, Volta Redonda e Maricá oferecem ainda serviços especiais de veículos de concessionárias, vedados à circulação, como transferência de propriedade, primeira licença e troca de município.

Os únicos serviços que necessitam de agendamento nas Ciretrans são o licenciamento anual, disponível em todas as unidades que serão reabertas, e os procedimentos para vistoria veicular, como transferência de propriedade, troca de município ou estado e segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo), disponíveis, por enquanto, somente no posto de Maricá.

O agendamento pode ser realizado pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). O Detran lembra que durante a pandemia foi preciso diminuir significativamente o atendimento e a demanda de alguns serviços ficou acumulada. Por isso, prazos foram suspensos ou adiados. Antes de procurar atendimento, o departamento orienta que todos procurem informações no site ou nas redes sociais do órgão e que, nesse momento, só procurem pelos serviços quem realmente tem urgência.

A lista com os locais e serviços disponíveis está no disponível no link. Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; nas USVs, das 9h às 17h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.

Mais 31 postos de registros de veículos

O Detran do Rio reabre também em setembro mais 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com isso, serão 64 postos de atendimento do setor de veículos em funcionamento até agora.

Na primeira semana de retorno, os 15 postos de vistoria oferecerão apenas o serviço de licenciamento anual. Assim, será possível fazer ajustes na operação em função das recomendações de distanciamento e também devido ao restrito quadro funcional, já que parte da equipe integra grupos de risco. Nas semanas seguintes, os postos oferecerão uma maior oferta para os serviços que necessitam de vistoria, como transferência de propriedade, alteração de características e troca de município.

“Mesmo com o aumento da oferta de vagas para o licenciamento, lembramos que já se encontra disponível o CRLV digital e a partir de 2021, não teremos mais a emissão física do documento. Por isso, ressaltamos a importância da população se adaptar a baixá-lo em seus aparelhos eletrônicos. É muito mais prático para o cidadão”, explicou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

Novas unidades

Postos de vistoria – Cocotá (Ilha do Governador), Parada de Lucas, Magé, Mesquita, Paracambi, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Valença, Cordeiro, Macuco, Casemiro de Abreu e Campos I (Rua XV de Novembro).

Unidades de Serviço Veicular – Na Região Metropolitana, Barra da Tijuca (Downtown), Campo Grande (West Shopping), Centro I (TJ), Centro II (15º Ofício), Guadalupe (Shopping Jardim Guadalupe), Iraja (Shopping Via Brasil), Ipanema (Complexo Rubem Braga), Recreio (Américas Shopping), Sulacap (Jardim Sulacap), Itaguaí (Pátio Mix), Itaboraí (Plaza Shopping), Niterói I (Rua Desidério de Oliveira) e Niterói II (Niterói Shopping). No interior, Resende (Pátio Mix) e Cabo Frio (Unamar).

Ciretrans – Na próxima quarta-feira (09/09), voltam a realizar atendimento os postos de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias, e no dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.

CRLV Digital

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento ou no link: https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder.

A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs.

Lembramos que o risco de contaminação ainda existe e pedimos que o proprietário busque pelo serviço presencial apenas se for imprescindível. Para ter acesso aos serviços é necessário agendamento prévio (exceto para troca de placa dianteira e comunicação de venda, com limitação de 20 por dia) pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

Calendário de Licenciamento

O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Confira o novo calendário:

  • Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
  • Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
  • Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Veículos Irregulares

Mesmo com a suspensão de prazos para alguns serviços por tempo indeterminado e com a prorrogação do calendário de licenciamento, o Detran.RJ liberou do agendamento para o licenciamento anual veículos em situação irregular, ou seja, que não possuem o documento 2019 até o momento.

Para emitir o documento, basta o proprietário quitar os débitos de 2020, como a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o DPVAT, no site da seguradora Líder. Em seguida, se dirigir aos postos de vistoria que realizam atendimento drive-thru (veja a lista no link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11198), nestes casos o procedimento só ocorre com a presença do veículo, ou ir às unidades do Rio Poupa Tempo ou sede, sem necessidade de levar o automóvel.

Vale lembrar que veículos que já estão aptos a realizarem a emissão digital não se enquadram nestes casos e não serão atendidos caso procurem a unidade para a emissão física do documento. Para saber se seu documento 2020 já está disponível em versão digital, basta acessar o link http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv e visualizar se no cadastro de seu veículo consta como último licenciamento o ano 2020.

Neste primeiro momento, para evitar aglomerações e para não diminuir a oferta de vagas para outros serviços nas unidades, haverá uma limitação de 20 atendimentos diários por unidade e estarão disponíveis sempre no horário de abertura destes locais.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *