quarta, 12 de maio de 2021

Dia da Polícia com quase 5 mil agentes de segurança vacinados no Rio

Quase 4 mil agentes de segurança do Rio já foram vacinados contra a Covid-19. Foto: Carlos Magno/Governo do Estado

No Dia da Polícia Militar e Civil, quase quatro mil agentes de segurança do Rio já comemoram estarem vacinados contra a Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, entre agentes e policiais penais já há 243 vacinados com a primeira dose. No grupo que reúne policiais militares, civis e rodoviários federais, somam-se 3.739 vacinados até o final desta terça-feira (20).

Segundo a Polícia Militar, até o momento, a corporação teve 4.751 casos confirmados de Covid-19 e 68 falecimentos por complicações da doença.

“O Governo do Estado reconhece a essencialidade das atividades dos agentes das forças de segurança e salvamento e, por isso, os incluiu, seguindo a Nota Técnica do Ministério da Saúde, nos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19. Estamos avançando na imunização em todo o Rio de Janeiro”

Cláudio Castro, governador em exercício

O estado do Rio já conta com 4.843 agentes de segurança e salvamento da ativa vacinados contra a Covid-19. Há uma semana, o Governo do Estado iniciou a imunização de policiais civis (apenas no Grande Rio), militares, penais e rodoviários federais com idades acima de 49 anos, além de bombeiros em diversas unidades do Rio de Janeiro.

A vacinação das forças de segurança ocorre exclusivamente nos batalhões da Polícia Militar e outras unidades militares no horário das 9h às 16h, de modo que não interfira no andamento da imunização da população.

Não haverá vacinação nesta quarta-feira (21). Na quinta (22) será retomada, iniciando a imunização de policiais militares de 48 anos de idade e disponibilizando uma repescagem para os policiais militares de 49 anos em diante que não se vacinaram.

Dia da Policia Civil e Militar

A criação do Dia da Policia Civil e Militar é uma homenagem ao patrono das polícias brasileiras, Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier).

O dia 21 de abril simboliza a data do enforcamento de Tiradentes, que além de dentista, era membro da Polícia Militar de Minas Gerais. A data foi instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946.

Vacinação de bombeiros militares

Desde a última semana, 861 bombeiros militares também já foram imunizados em todo o estado. Para esta semana, há a expectativa de vacinar outros 1.114 agentes do Corpo de Bombeiros. De terça (20) até quinta-feira (22), novas doses estão sendo aplicadas em dois polos de vacinação montados pela corporação na Região Metropolitana, em Campo Grande (13° GBM) e em Nova Iguaçu (onde é a 2ª Policlínica do CBMERJ).

Haverá também vacinação em quartéis localizados no interior do Estado nos polos das regiões Serrana (CBA II), Sul (CBA III), Norte/Noroeste (CBA IV), Baixada Litorânea (CBA V) e Costa Verde (VII).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');