segunda, 17 de maio de 2021

Dia de São Jorge: fiéis fazem oração no portão da igreja

Fiéis encontraram os portões fechados, mas fizeram orações da rua. Foto: Lucas Benevides

Mesmo com as portas fechadas, a Igreja de São Jorge, localizada no Centro de Niterói, recebeu a visita de devotos do santo guerreiro na manhã desta sexta-feira (23). Em razão da pandemia do coronavírus, as celebrações foram transferidas para a Catedral São João Batista e serão realizadas em quatro horários: 8h, 12h, 15h e 18h. Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional procissão, missa campal e alvorada foram cancelados devido à pandemia.

Quem esteve na sede da Igreja de São Jorge, na manhã desta sexta-feira (23), foi a aposentada Rogéria Peixoto, de 62 anos, que ressaltou a fé e a crença no santo guerreiro desde a sua infância.

“Salve, Jorge! Hoje é o dia do meu santo guerreiro, protetor, e que me acompanha desde a minha infância. Nada explica o meu amor por São Jorge. É com ele e por ele até o fim da minha vida”.

Rogéria Peixoto, de 62 anos

A primeira missa do dia na Catedral São João Batista, também no Centro de Niterói, foi marcada pela boa presença de fiéis, que lotaram a igreja que respeita as medidas no combate à Covid-19. Em razão da pandemia, houve uma limitação de pessoas no interior da igreja e os fiéis que chegavam depois se concentravam na porta da catedral.

Celebrações foram transferidas para a Catedral São João Batista. Foto: Lucas Benevides

Vestidos com roupas de São Jorge e utilizando objetos de fé, os fiéis cantavam cânticos religiosos e buscavam, através da fé no santo guerreiro, forças para encarar o momento difícil vivido em razão da pandemia. Foi o caso do professor de Educação Física Carlos Eduardo Lima, de 35 anos, devoto de São Jorge há 17 anos.

“Estamos vivendo um momento difícil em razão da Covid-19, que vem destruindo famílias e limitando as atividades. Queríamos uma igreja lotada com muitos fiéis e muita festa, mas acreditamos que no ano que vem poderemos exaltar São Jorge de uma forma mais digna”.

Carlos Eduardo Lima, de 35 anos
Por conta das restrições, fiéis renderam homenagens ao santo guerreira na entrada da capela. Foto: Lucas Benevides

Para participar das missas na Catedral, é necessário o agendamento através dos telefones (21) 2613-4946 e (21) 2620-2529. A Catedral São João Batista fica localizada na Praça Dom Pedro II, s/n°, no Centro de Niterói.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');