sábado, 10 de abril de 2021

Dia Mundial da Saúde é marcado por protesto em Niterói

Protestantes pedem vacina para toda população. Foto: Marcelo Tavares

O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira (7), está sendo marcado por várias ações contra o governo em diferentes regiões do Brasil. Em Niterói, o protesto começou em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no Centro. Os participantes, que estavam de máscaras de proteção, seguiram pela Avenida Ernani do Amaral Peixoto, até a porta da prefeitura.

De acordo com a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), Bernarda Gomes, o ato é em defesa ao Sistema Único de Saúde.

“Nós temos um governo que é negacionista, que sempre vem tirando o investimento, diminuindo as verbas da Saúde e da Educação. Agora, em meio a pandemia, se vê o quanto é necessário investir no SUS e na ampliação das vacinas. Quando a pandemia começou, se falava que era um exagero chegar a 200 mil mortes e hoje a realidade que nós temos no Brasil é muito maior que isso. A gente vê a vacinação a nível mundial dando muito certo, muitos países já estão voltando com a rotina normal. Nosso país não fez um lockdown de forma correta, não investiu nos profissionais de saúde. Nós deveríamos estar aqui discutindo a vacinação para todos, mas a realidade é diferente”.

Bernarda Gomes, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF)
manifestação, niterói, sus
Manifestantes foram até a Prefeitura de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

Segundo os organizadores, o ato também acontece de forma simultânea em cidades vizinhas, como Rio de Janeiro, São Gonçalo e Maricá.

“Foram confirmados 51 pontos de manifestações em 12 estados do país. O objetivo é fazer um ato rápido e respeitando as normas de distanciamento social”, finalizou Bernarda.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *