Cidades

Elefante marinho é encontrado em praia de Maricá

Orientação é que banhistas não se aproximem do animal. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

Um elefante marinho do sul, aparentemente jovem, que pesa aproximadamente 50 quilos foi encontrado por banhistas na tarde deste domingo (12), na Praia da Sacristia, em Ponta Negra, Maricá.

O animal descansava em cima de uma pedra quando foi encontrado. Um membro da 'Econservation - Estudos e Projetos Ambientais' esteve no local e orientou que as pessoas se afastassem do animal, devido riscos de transmissão de doenças.

Nesta segunda-feira (13), a equipe deve retornar à praia para verificar se o elefante marinho permanece no local. Ele está com ferimentos leves de escoriações naturais devido ao local com pedras.

A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá informou que a cidade é contemplada no Projeto de Monitoramento de Praia – Bacia de Santos, "uma condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras. A empresa foi acionada e, através do projeto está acompanhando a situação, junto com a secretaria. Esse é o procedimento adotado em todas as ocasiões em que animais apareceram no litoral da cidade". 

Espécie

Segundo especialistas, o elefante marinho do sul é um representante da mesma família das focas, sendo encontrado no hemisfério sul.

O animal percorre longas distâncias, alimentando-se de peixes e moluscos. A ocorrência mais esperada em praias continentais se dá durante a primavera e o verão, quando a espécie deixa a área reprodutiva nas ilhas subantárticas.

Publicada às 8h48

< Comércio do Rio tem novo horário de funcionamento Ajuda aos estados por pandemia pode ser votada nesta segunda <