domingo, 25 de outubro de 2020

Entenda o esquema de cores e horários em Niterói

O sistema de cores implantado em Niterói, para identificar o movimento do novo coronavírus e a maneira que a doença pode ser combatida por meio de ações como o isolamento social e a restrição de circulação nas ruas, foi uma forma mais compreensível encontrada pela Prefeitura do município, para comunicar a população sobre as futuras medidas que podem ser adotadas, conforme o respectivo grau de urgência.

Placa de cores com horários de restrição na orla de Icaraí. Foto: Marcelo Tavares

Esses estágios possuem as cores roxa (situação extremamente grave da pandemia, quando há a necessidade de lockdown), vermelho (situação muito grave, com restrições de circulação mais rígidas – estágio atual), laranja (atenção máxima) e amarelo (alerta). O sinal verde só deverá ser adotado quando estiver disponível uma vacina contra a Covid-19.

Atualmente, a cidade está em atenção máxima, ou seja, na cor laranja, segundo relembrou o prefeito Rodrigo Neves (PDT) nesta sexta-feira (22). Até quarta (20) a situação da doença ainda era considerada como muito grave em Niterói, que até então estava na cor vermelha.

Apesar do atual estágio de atenção máxima, e das regras de restrição de circulação e isolamento social estarem mantidas até 30 de junho, Niterói já está dentro do plano de transição gradual para a nova normalidade, que começou na quinta (21). Os moradores da cidade, inclusive, começaram respeitando as regras impostas pela prefeitura, como a situação dos horários de circulação.

O que está abrindo

Foi reaberta nesta quinta (21) a janela para atividades como óticas, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e de bicicletas, atividades da construção civil, serviços médicos, odontológicos e de fisioterapia.

As atividades essenciais como mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis permanecem funcionando.

Na próxima segunda (25) devem ser permitidas as aberturas de escritórios de contabilidade e advocacia, além de salões de beleza, mas a prefeitura ainda não divulgou os detalhes.

Horários de circulação

Como forma de evitar aglomeração, há um horário especial para que pessoas com mais de 60 anos se exercitem. Entre às 6h e 9h, o exercício tem sido liberado para toda a população, enquanto das 9h às 11h, os espaços das orlas estão reservados exclusivamente para os idosos. Às 16h o exercício volta a ser liberado até as 22h para toda a população.

O que diz a Saúde

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o processo de transição das cores não é linear e automático. Ou seja, as cores não se alternam aleatoriamente, uma vez que o sistema é controlado por meio de estudos e construído em conjunto com especialistas, que também estão baseados em experiências internacionais.

A construção das cores é feita por dois conjuntos de indicadores: o primeiro diz como está a transmissão do coronavírus na cidade. Já o segundo, que funciona como um complemento, sinaliza a capacidade da retaguarda hospitalar em atender as pessoas infectadas pela Covid-19 e que futuramente precisem de internações.

“Esses dois indicadores conformando uma cor, vai definir que setor econômico vai abrir e que setor da vida e sociabilidade de Niterói vai reabrir. Não vamos automaticamente do vermelho para o laranja e daqui a um ou dois meses do laranja para o amarelo. Esse conjunto de indicadores e de dados é o que vai definir. Portanto, podemos numa situação de piora do quadro, retomar uma situação de vermelho e maior isolamento social. Isso precisa ficar claro”

Rodrigo Oliveira, secretário municipal de Saúde
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *