quarta, 25 de novembro de 2020

Entrega extra de cartão auxílio aos MEIs de Niterói neste sábado

MEI, cartões, auxílio
Mais de 6 mil cartões já foram entregues. Foto: Ibici Silva

O microempreendedor individual (MEI) de Niterói que solicitou o auxílio da Prefeitura, através de cadastro, mas perdeu a data para retirar o cartão vai ter mais uma chance. Neste sábado (18) o Caminho Niemeyer irá abrir de 9h às 13h apenas para a entrega do cartão-benefício de quem perdeu a data. A informação foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), na noite desta sexta-feira (17).

De acordo com o prefeito, já foram entregues mais de 6 mil cartões para os MEIs da cidade. Estes empreendedores irão receber um auxílio de R$ 500,00 depositado pelos próximos três meses. O objetivo da Prefeitura é reduzir o impacto econômico e social causado pela pandemia do novo coronavírus.

O governo municipal anunciou também que cerca de três mil empreendedores perderam a data e ficaram de fora do projeto, por isso a prefeitura irá abrir uma ‘segunda chamada’ para os interessados. A nova data para reabertura de cadastro ainda não foi divulgada.

Cronograma da renda básica

A entrega dos cartões para recebimento do auxílio financeiro para 35 mil famílias de Niterói vinculadas ao Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) será de segunda (20) a sexta-feira (24), em nove pontos de distribuição da cidade.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Axel Grael, a divisão das famílias será feita a partir da inicial do nome da pessoa responsável pela renda. Desta forma, na segunda-feira (20) serão os nomes que começam com as letras A, B e C. No dia seguinte, é a vez das iniciais D, E, F, G, H, I.

Na quarta, serão entregues os cartões cujos nomes começam com J, K e L. Na quinta-feira (23), é a vez das iniciais M, N, O, P e Q. Já no último dia, na sexta-feira (24), recebem os cartões os beneficiários com nomes de R a Z. A distribuição será feita em quatro horários: de 9h às 11h; de 11h às 13h; de 13h às 15h; e de 15h às 17h.

“O beneficiário precisa verificar quando está agendado para receber o cartão. Fizemos todo um esforço para evitar qualquer tipo de aglomeração, que pudesse criar risco de contágio do coronavírus. Por favor, verifique o dia, o lugar e que horas você vai receber o cartão. É importante que você vá no dia agendado. Se você chegar fora do horário, seu cartão não vai estar disponível”, alertou o secretário.

Pontos de entrega

Os nove pontos de entrega são: CIEP Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, no Caramujo; Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí; Caminho Niemeyer, no Centro; Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Jurujuba; CIEP 450 Di Cavalcanti, no Badu; Horto do Barreto; Horto do Fonseca; Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga; e UMEI Vale Feliz, no Engenho do Mato.

Expansão do benefício

O auxílio consiste no pagamento de R$500 mensais, pelo período de três meses, para mitigar os impactos do período de isolamento social para famílias, que tem uma renda per capita de meio salário mínimo. Questionado sobre a ampliação do benefício para pessoas sem vínculo com o CadÚnico, Neves afirmou que precisa seguir a legislação.

“O prefeito pode fazer muita coisa, mas não tudo. Há uma lei que tenho que obedecer e só permite a entrega dos cartões para famílias do CadÚnico. Não é vontade do prefeito não querer entregar cartão para pessoas que não tem cadastro. Mas me comprometo a buscar junto à Procuradoria do município, uma maneira para adequar essa lei, a fim de atender todos que precisam. Mas essa adequação ainda precisará ser aprovada pelo poder Legislativo”, disse Neves.

Colaboração de Matheus Merlim.

Publicada às 19h44, atualizada às 20h27

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Entrega extra de cartão auxílio aos MEIs de Niterói neste sábado

  1. Boa noite!
    Estou muito triste pois estou precisando, fiz meu cadastro tenho Mei e infelizmente não fui aprovada simplesmente porque meu alvará tinha que ser renovado e não sabia..
    Muito decepcionada.

  2. Como vejo onde pegar o meu cartão e aonde e q horas estou agendada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *