Cidades

Escola municipal é revitalizada em Maricá

Foto: Michel Monteiro/Ascom Maricá

Esta quarta-feira (19) foi de alegria para os moradores do Spar, com a inauguração da quadra poliesportiva Adilson de Oliveira Mendes, anexa à Escola Municipalizada Ministro Luiz Sparano – que também foi totalmente revitalizada.

Diretora da escola, Deila Cristina Souza contou ter estudado na unidade, que tem quase 70 anos de existência. “Por ser tão antiga, reparos não funcionavam mais. Banheiros, cozinha, refeitório, telhado, tudo foi refeito. E a quadra foi construída do zero, o que vai abrir novas possibilidades de práticas esportivas para nossos 170 alunos”, comemorou ela.

Para o prefeito Fabiano Horta, as melhorias nas escolas do município têm o aspecto da transformação física e também do espírito da comunidade. “Quem entra aqui hoje sente o ambiente muito mais aconchegante, funcional, belo, que dá às crianças um lugar melhor para estar, e isso importa na formação deles”, afirmou. 

O prefeito citou ainda a preocupação com a parte estética das escolas, que aumentam a capacidade de envolvimento dos alunos com o local. “A beleza é um componente da subetividade humana. Nossa alma dialoga com isso e essas reformas têm também esse objetivo: fazer as pessoas perceberem que harmonia, beleza, sentido funcional, fazem parte da formação e ajudam no desenvolvimento educacional da meninada”, completou.

A secretária Adriana Costa lembrou que a quadra poliesportiva é para uso não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade. “Educação também é propiciar essa integração com a escola, por isso nossa preocupação com a estética. Desde 2018 levamos as cores para as escolas para que as crianças comecem a dar atenção a estética”, disse ela, que, quando estagiária deu aulas na Luiz Sparano, escola na qual sua mãe foi servente.

A fisioterapeuta Barbara Urrutia é chilena e chegou a Maricá há quatro anos. Moradora de Santa Paula, ela tem dois filhos matriculados na Luiz Sparano. “A escola ficou linda, eu já a conhecia por realizar apresentações de dança aqui, mas agora está muito diferente, a quadra está maravilhosa”, elogiou ela.

< Alerj vota se professores poderão ter direito à meia-entrada Botafogo vence nos pênaltis e avança na Copa do Brasil <