terça, 22 de setembro de 2020

Escolas estaduais registram maior taxa de aprovação da história em 2019

Em 2018, o indicador IF tinha sido de 0,79, que equivale a 0,5 a menos que ano passado. Foto: Governo do Estado

O Estado do Rio de Janeiro obteve, em 2019, a maior taxa de aprovação escolar da história. Os dados foram anunciados pelo governador Wilson Witzel anunciou, na sexta-feira (17) durante evento realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

De acordo com relatório da Seeduc, o Indicador de Fluxo (IF), que é calculado pela divisão do total de alunos aprovados em cada série pelo número de alunos matriculados, foi de 0,84 em 2019 (o máximo é 1).

“É o melhor resultado da série histórica do relatório da Secretaria de Educação, o que indica que o estado teve em 2019 a melhor taxa de aprovação e o menor abandono escolar” destacou Pedro Fernandes.

Ainda segundo o secretário, falta ser anunciado o resultado oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, mas os dados obtidos pela Secretaria de Educação são excelentes.

“Quanto menos alunos abandonando a escola, tirando melhores notas, melhor será o futuro do Estado do Rio de Janeiro para as próximas gerações. Os professores cumpriram seus papéis e chegamos a um resultado que é o recomeço de uma retomada histórica do Rio de Janeiro: somos o Estado onde o ensino vai mudar a realidade”, comemorou o Witzel.

Em 2018, o indicador IF tinha sido de 0,79 (0,5 a menos que ano passado), mesmo resultado de 2016. Em 2015 e 2017, o IF foi de 0,81, também abaixo do resultado alcançado em 2019. O levantamento da Secretaria de Educação é bimestral, e os dados obtidos no quarto bimestre são os fechados do ano.

“Outro fator determinante para estes resultados foi a colocação de professores em sala de aula. Quando assumimos em 2019 encontramos um cenário onde apenas 5% das escolas tinham quadro de professores completo. Contratamos cerca de 14 mil professores e atualmente já temos 96% das unidades com o quadro completo de professores”, detalhou o secretário Pedro Fernandes.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Escolas estaduais registram maior taxa de aprovação da história em 2019

  1. É bom ver o jovens valorizando os estudos. Quanto mais o Governo investir na educação, mais ele terão vontade de estarem nas salas de aula, e perceberão que sem estudos, a vida não vale nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *