sexta, 22 de janeiro de 2021

Escombros de imóvel que desabou são retirados no Rio

Publicada às 12h01. Atualizada às 18h30.

Parte da construção do casarão veio abaixo por volta de 7h20 desta quarta-feira (6). Foto: Cícero Borges

Funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro trabalham para a retirada dos escombros que caíram da fachada de um imóvel na Rua Paula Matos, 26, no Catumbi, Região Central da cidade.

Parte da construção do casarão foi abaixo por volta de 7h20 desta quarta-feira (6). Apenas um morador vivia na residência, mas não ficou ferido.

Técnicos da Defesa Civil também foram ao local para verificar as condições do imóvel. Os trabalhos devem durar pelo menos uma semana. A rua segue interditada para a finalização dos trabalhos. Agentes da Guarda Municipal também dão apoio no trabalho de remoção do material.

Vizinha do casarão, Marília Rocha, de 60 anos, conta que sua filha queria que ela não ficasse em casa pelo perigo do desabamento.

“Estou de olho neles. Isso aqui já está assim há muito tempo. Não fosse as árvores dos fundos, o muro da minha casa teria ido abaixo. Minha filha disse que era pra eu sair daqui, mas não vou”, reluta a moradora.

A Defesa Civil municipal explicou ter condenado, na manhã do dia 6, imóvel de três pavimentos que sofreu desabamento de parte de sua fachada. O órgão acionou a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) para que sejam adotadas as providências que levarão à demolição do prédio.

Aparentemente abandonado, o edifício já havia passado por duas vistorias (em março e abril de 2018) que atestaram seu péssimo estado de conservação e pediam providências para a obra emergencial, inclusive, com notificação do proprietário, disse a prefeitura.

“Como nada foi feito, a deterioração estrutural do imóvel avançou até o desabamento da fachada. No local, foi encontrado um ocupante (aparentemente invasor) que não sofreu ferimentos. Trecho da via foi isolado preventivamente pelo órgão para evitar riscos ao trânsito e pedestres em caso de novas quedas”, disse em nota.

A Secretaria Municipal de Conservação informa que o trabalho de demolição do primeiro casarão já começou e tem previsão de término para esta sexta (8). O início da demolição do segundo casarão está previsto para 11 de janeiro e deve durar uma semana, mas aguarda autorização da Defesa Civil, que irá realizar nova vistoria após a demolição do primeiro imóvel.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *