quarta, 25 de novembro de 2020

Estado do Rio pode adotar política de sanitização de ambientes

Nos casos dos transportes públicos que tenham ar-condicionado, a limpeza terá que ocorrer com base em critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Foto: Ascom Maricá

Para evitar a propagação e transmissão de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, o governo do estado deve implementar a Política Estadual de Sanitização de Ambientes. É o que determina projeto de lei 2.002/20, aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (28). A medida segue para sanção do governador Wilson Witzel (PSC), que tem 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

De autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), o projeto prevê que a sanitização seja feita em paredes, tetos, pisos e móveis de locais fechados de acesso coletivo, públicos ou privados, com sistema de climatização ou não. A limpeza deverá priorizar as unidades de saúde fixas e móveis, com produtos que não sejam nocivos à saúde e ao meio ambiente. 

Nos casos dos transportes públicos – como trem, metrô, ônibus e barca – que tenham ar-condicionado, a limpeza terá que ocorrer com base em critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se sancionada, a medida deverá ser regulamentada pelo governo, que definirá os padrões de limpeza e periodicidade. 

“O coronavírus é muito novo. Já surgiram estudos indicando presença de partículas dele no ar, próximo a hospitais. Por isso precisamos manter ações preventivas para evitar a transmissão da Covid-19 e de outros agentes que provocam diversas doenças. Não apenas agora, mas futuramente”, explicou o autor, Rosenverg Reis. 

Cerca de 20 outros deputados também assinaram a coautoria, como André Ceciliano (PT), Alana Passos (PSL), Bruno Dauaire (PSC), Thiago Pampolha (PDT), Renato Cozzolino (PRP) e Capitão Paulo Teixeira (Republicanos).

Publicado às 16h28.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *